Putin pede que soldados da Ucrânia se rendam, pedido foi feito no momento que anunciava o início das “Operações Militares”

2 minutos de leitura
Presidente russo afirmou no início desta quinta-feira (24/2) que o conflito entre as forças russas e ucranianas é 'apenas uma questão de tempo' - Foto: EPA

Em um pronunciamento na televisão, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou no começo desta quinta-feira (24/2) que irá realizar “operações militares” na região de Donbas, no leste da Ucrânia.

A correspondente da BBC no Leste Europeu Sarah Rainsford informou que já é possível escutar sons de explosões na cidade de Kramatorsk. O jornalista da BBC Paul Adams também relatou explosões na capital, Kiev.

Putin instou os soldados ucranianos a se render e voltar para casa — do contrário, a própria Ucrânia seria culpada pelo derramamento de sangue, disse o presidente russo. Ele acrescentou que o conflito entre as forças russas e ucranianas são “inevitáveis” e “apenas uma questão de tempo”.

O anúncio de Putin aconteceu no mesmo momento em que ocorria uma reunião de emergência do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) em Nova York, Estados Unidos, sobre a crise.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, discursou pedindo “do fundo do coração”: “Presidente Putin, detenha suas tropas de atacar a Ucrânia“.

Mais cedo, a Ucrânia declarou estado de emergência e ordenou que milhões de seus cidadãos vivendo na Rússia voltassem para seu país. O espaço aéreo ucraniano também foi restringido para voos civis devido ao “risco potencial”.

Presidente russo afirmou no início desta quinta-feira (24/2) que o conflito entre as forças russas e ucranianas é ‘apenas uma questão de tempo’ – Foto: EPA

VIa BBC – Brasil

Receba notícias do Planeta Folha no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!
Basta acessar o nosso Grupo de Notícias ou o Canal de Notícias.

Compartilhe este artigo