A prefeitura municipal de Seringueiras por meio das secretarias de Assistência Social e Saúde, realizou a entrega de uma cadeira de roda motorizada via SUS – Sistema Único de Saúde. A entrega foi realizada nesta sexta-feira, 24.
De acordo com a Assistente Social, Brunê Magalhães, “Os Meios Auxiliares de Locomoção são compreendidos por aqueles que ajudam as pessoas com deficiências físicas e/ou mobilidade reduzida, a percorrerem distâncias longas ou curtas. São as cadeiras de rodas, de banhos, cadeira especial infantil e adulto, monobloco, motorizada, andadores, muletas e bengalas” explicou a secretária.
Brunê explicou ainda que “estás tecnologias devem ser indicadas por profissionais médicos e/ou fisioterapeutas. Cabe aos profissionais a prescrição do meio auxiliar de locomoção mais adequado a cada paciente, inclusive muitas das tecnologias assistivas são atreladas a processos terapêuticos medicamentosos e não medicamentosos.”
Emerson Reis, secretário municipal de saúde anunciou que estará realizando em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social um mutirão de avaliação de Meios Auxiliares de Locomoção. As avaliações serão categorizadas em avaliações médicas, fisioterapêuticas, psicológicas e sociais.
“Estaremos realizando o cadastramento dos pacientes para avaliação em Meios Auxiliares de Locomoção. Será de grande valia a contribuição do Agentes Comunitários de Saúde para aa realização deste levantamento, pois eles conhecem cada paciente do município. A família deve contactar seu agente de saúde e este repassará os dados para que seja agendada a avaliação de Meios Auxiliares de Locomoção ou procurarem a Direção da UBS Nova Vida e fazer a solicitação,” frisou Emerson.
Vera Leite, Secretária Municipal de Assistência Social disse a nossa reportagem que estará juntamente com a sua equipe se empenhando ao máximo na realização deste mutirão, para que cada uma pessoa que precise de amparo seja assistido, e enfatizou o apoio do Prefeito Armando e do Vice Claudio.
Da redação – Planeta Folha