A ponte sobre o rio São Miguel que faz divisa com os municípios de Seringueiras e São Miguel do Guaporé/RO, e estava em situação precária e deteriorada pelo tempo é incendiada, acredita-se que este fato motivou alguém revoltado com as condições da ponte, a cometer este vandalismo.
O autor, ou autores, caso identificados, poderão ser punidos na forma do artigo 163, do Código Penal brasileiro, que delimita que vandalismo é crime e o autor do delito fica sujeito a prisão e multa, por danos ao patrimônio público. A pena varia de seis meses a três anos de detenção, além dos agravantes.
O site Planeta Folha e o Rondovale registrou a situação da ponte a convite de moradores no dia 19 de setembro, na época os moradores que transitavam pela ponte estavam preocupado com a situação. A ponte está localizada aproximadamente no km 40 na linha 108, a ponte é o único acesso para os produtores da região da Zona Rural que interliga os municípios de Seringueiras e São Miguel do Guaporé/RO, e na época aproveitaram a oportunidade para solicitar a intervenção do poder público para providenciar a construção de uma nova ponte.
Ponte ‘abandonada’ sobre o Rio São Miguel está prestes a cair em Seringueiras; Veja as fotos
Registros fotográficos comprovaram a preocupação dos moradores que transitavam pela ponte, que estava completamente abandonada sem condições de tráfego, o que chamou mais a atenção é altura do mato, que demonstrou que não há manutenção no local há anos. O mato tomou conta dos pilares de madeira que estão completamente destruídos com o abandono, moradores clamaram para que alguém do poder público tomassem providências imediatas, conforme comprovou as imagens a ponte não tinha mais recuperação e necessitava ser substituída urgentemente.
Ainda conforme pôde ser observado nas imagens havia um desnível no centro da ponte de proximamente 40cm e ao verificar a estrutura foi constatado que alguns pilares estão cedendo podendo cair a qualquer momento
“Está assim há muitos anos, mas chegou a um ponto insustentável. As aguas do rio vão subir com a chegada das chuvas, está muito perigoso”, disse o morador.
“Espero que não ocorra uma tragédia para tomarem uma atitude, muitos veículos necessitam transitar por esta ponte, muitos trabalhadores dependem desse acesso e estão à mercê da própria sorte”, disse a morador.
No local, uma placa indica “ponte com defeito não suporta carga”, mas a ponte não está interditada para passagem. “Está um perigo tremendo e está praticamente abandonado, faz tempo que está assim. A gente nunca sabe o que pode acontecer. É um perigo constante isso”, comentou o morador.
Na época o site de noticias Planeta Folha e Rondovale tentou contactar as autoridades responsáveis pela manutenção da ponte porém não obteve êxito, mesmo assim aguarda resposta.
Role a página para baixo para ver o vídeo:
Via Rondovale