Muitas empresas ainda cometem o erro de achar que apenas a qualidade, o preço baixo ou a rapidez na entrega podem ser diferenciais para que elas se destaquem no trabalho.
Há muitos anos atrás, esses fatores realmente eram um motivo de transformar qualquer potencial cliente em um consumidor fidelizado.
No entanto, para obter resultados positivos, é necessário que a empresa tenha não somente ações e estratégias de marketing diversificadas, como também tenha planos de fidelização e captação de novos clientes.
A grande vantagem é que hoje em dia existem diversas estratégias e maneiras diferentes de conseguir alcançar esses leads de forma otimizada, e assim, garantir a sua cartela de clientes e maximizar suas chances de vendas.
Pensando nisso, nós produzimos esse conteúdo para te mostrar o que são os leads, por que eles são essenciais e como sua empresa pode ter uma base cheia deles. Quer saber mais sobre isso? Então continue nos acompanhando! Vamos lá?
O que são leads?
Antes de tudo, precisamos explicar o que são os leads. Por sua vez, um lead pode ser traduzido basicamente como “potencial cliente”.
Ou seja, o lead nada mais é do que uma oportunidade de novo negócio para sua empresa. São pessoas que podem estar potencialmente interessadas em seus produtos ou serviços.
Se você tem ou fornece lençol de borracha, por exemplo, os leads podem se interessar, pois o produto supre as suas determinadas necessidades.
Por isso, para que você consiga alcançar esses potenciais clientes, há uma série de estratégias e cuidados diversos.
A forma mais comum de “captar” um lead é possuindo alguma forma de contato com eles, como seu número de telefone, ou seu e-mail – como é mais utilizado.
Além disso, também existem os leads qualificados. A diferença entre os leads e os leads qualificados (ou também leads quentes) é que essa modalidade possui mais interesse nos produtos ou serviços, ou está a ponto de fechar uma venda com a sua empresa.
Por que minha empresa precisa de leads?
Obviamente, sabemos que nenhuma empresa sobrevive sem seus clientes. Nós direcionamos todos os esforços e atividades voltadas às pessoas que compram nossos produtos ou serviços.
Por isso, ter leads significa ter possíveis clientes que irão agregar ainda mais a sua organização.
Se você trabalha com instalação câmera de segurança, por exemplo, e já tiver uma cartela adequada de clientes para manter a sobrevivência da empresa durante alguns anos, ter leads vai fazer com que seu negócio finalmente se desenvolva e se destaque!
Ou seja, ter leads é essencial para qualquer empresa que queira se desenvolver ou garantir suas atividades no mercado.
Com a alta competitividade nos dias de hoje, captar leads se tornou ainda mais fundamental, pois converter um potencial cliente em um consumidor fidelizado pode trazer diversos benefícios para o negócio!
Como é possível gerar e captar leads?
Agora que já entendemos sobre o que se trata os leads e qual a sua importância, vamos ver abaixo como você pode gerar leads e qualificá-los, por isso, não deixe de nos acompanhar!
Tenha uma base de leads
A primeira coisa a se fazer antes de trabalhar com a geração de novos leads é ter uma base apropriada para receber todas as informações de contatos.
E não estamos falando de planilhas ou bloco de notas, mas sim de uma base bem gerenciada e organizada onde você possa achar qualquer lead na hora que precisar!
Por sorte, hoje em dia existem diversas ferramentas de automação de marketing. Por meio delas, além de você conseguir armazenar as informações dos seus leads, também é possível utilizar diversas ferramentas para se relacionar e nutrí-lo!
Troque a informação de contato por algo
Para captar leads, é necessário que sua empresa ofereça algo de “valor” em troca. Por isso comece a pensar no que oferecer.
Se você trabalha com aluguel de compressor, por exemplo, uma dica é oferecer webinars, e-books, cursos online, whitepapers, formulários diversos, entre outras ferramentas e materiais que possam ser úteis para o dia a dia do seu público-alvo.
Até mesmo cupons de descontos e ofertas podem ser trocadas pelos e-mails ou outras formas de contato com seus leads.
Normalmente, quanto mais informações e dados de contato você tem com seus leads, melhor será para você bolar estratégias.
Crie estratégias personalizadas e se destaque
Por fim, crie estratégias personalizadas para se relacionar e nutrí-lo. Com uma boa comunicação e relacionamento com seus leads, é possível aumentar as suas chances deles evoluírem na jornada de compra.
Algumas estratégias para se relacionar com os seus leads são o marketing de conteúdo, por exemplo, que se baseia na criação de um conteúdo totalmente rico e relevante, para que eles fiquem cada vez mais interessados em comprar com a sua empresa.
Outra estratégia é o e-mail marketing, que se consiste no disparo de e-mail até o lead. Esse e-mail deve conter informações estratégicas, como o oferecimento de novos conteúdos, ou até mesmo oferecimento de descontos, promoções e todos os tipos de informações que chamam a atenção.
Por fim, quanto mais estratégias a sua empresa direcionar para seus leads, maiores as chances de você fechar mais vendas e se destacar!
Agora que você já entendeu tudo sobre o que são os leds, por que eles são tão importantes para o seu negócio e como captá-los, o que está esperando para utilizar essas dicas e se destacar?
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Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.