Um investimento em joias é valioso e precisa de seguro em caso de perda ou roubo. O seguro de joias agora é oferecido em pacotes exclusivos e com prêmios que valem a pena. Por exemplo, você já pensou em vender ouro?
A compra de joias autênticas de platina, ouro, prata ou gemas envolve muita consideração cuidadosa e é um grande investimento na vida de uma pessoa. Surpreendentemente, as apólices de seguro típicas do proprietário ou locatário não cobrem a perda ou roubo de seus pertences completamente, sob um único plano de “cobertura total”.
Além disso, existem políticas destinadas a incluir roubo, mas não perda, e isso torna necessário pesquisar e descobrir as outras opções que você tem para proteger seu investimento, que geralmente é a herança da família. Perda ou roubo não são ocorrências pré-planejadas e, portanto, é sempre melhor prevenir do que remediar.
Fatores a considerar
Primeiro, verifique se esses objetos de valor estão cobertos por sua apólice residencial existente, se houver. Desta forma, você pode economizar em uma capa adicional desnecessária. Verifique se o valor do prêmio deve ser pago mensal, trimestral, semestral ou anualmente. Portanto, considere uma apólice que cubra perda de joias por outros motivos que não o roubo, como no caso de perda devido a danos. Vale a pena realizar uma pesquisa prévia sobre os planos exclusivos em oferta. Você deve sempre ler o documento da apólice com atenção e consultar o agente sobre os diferentes tipos de perdas cobertos pela apólice padrão.
Lembre-se de que a cobertura pode não estar disponível para diamantes e gemas soltas, pedras não lapidadas, itens danificados ou mesmo joias antigas, em alguns casos. Em caso de dúvida ou necessidade especial, você pode adquirir um seguro adicional. No entanto, você deve fazer isso somente após uma reunião pessoal com o agente e uma boa compreensão do plano. Além disso, verifique se há franquia e seu valor mínimo. Lembre-se de que aumentar ou diminuir a franquia afeta o prêmio que você paga. Por último, confirme se uma avaliação é necessária para estabelecer o valor verdadeiro, antes de assinar a linha pontilhada.
Tipos Existem diferentes tipos de cobertura oferecidos por várias empresas. Muitos deles cobrem as perdas, independentemente de onde elas ocorram. Alguns também cobrem perdas ocorridas durante viagens domésticas ou internacionais. Existem opções para a substituição total do custo real por meio de uma liquidação em dinheiro e reparos em itens danificados. Alguns fornecem cobertura especificamente para joias e disponibilizam suas apólices por meio de agentes e varejistas independentes. Recomenda-se que seus objetos de valor sejam autenticados apenas por um avaliador licenciado. Se possível, faça uma estimativa com uma pessoa de confiança, embora você possa ter comprado os objetos de valor de vários varejistas.
Um bom joalheiro permitirá que você identifique pedras soltas, fechos defeituosos, pontas gastas e outras questões mínimas. Ele também poderá fornecer o valor atual aproximado e a cobertura correspondente em que você precisa investir. Além disso, as inspeções são uma ótima maneira de limpar e lustrar seus objetos de valor. Isenção de responsabilidade: este artigo é apenas para referência e não recomenda diretamente qualquer curso de ação financeiro específico.
Por Bianca Leão