A melhoria no fornecimento de energia elétrica para os municípios de Rondônia é o principal objetivo da Energisa desde que chegou ao estado. Por isso, em 2019, a empresa está investindo mais de R$ 471 milhões em melhorias. Na última semana de outubro, equipes da concessionária estiveram em Nova Brasilândia fazendo reparos na rede que atende o perímetro urbano. O gerente do departamento de construção e manutenção, Alfredo João de Brito, explica que a manutenção constante em equipamentos é fundamental para o bom funcionamento do sistema elétrico. “A rede ficou muito tempo sem reparos e ampliações, o que a deixou muito aquém da real necessidade dos consumidores. Desde que assumimos a concessão, os investimentos e manutenções do sistema estão acontecendo e, em breve, a melhora no fornecimento será perceptível à população”, explicou.
O gerente ainda explica que em Nova Brasilândia, primeiramente, houve uma análise técnica prévia das localidades que precisavam de intervenções. “Fizemos um patrulhamento com inspeção visual e termográfica, analisando os pontos quentes, que indicavam falha nas conexões. O aquecimento do sistema pode provocar, entre outros incidentes, a variação de tensão”, explicou. Também foram identificados outros pontos de reparos, com a substituição de cruzetas, isoladores, postes, chaves e limpeza das faixas de servidão. Todas essas medidas contribuem para melhorar a qualidade da energia.
Nos próximos meses, a região ainda receberá manutenções preventivas e a instalação de religadores e chaves seccionadoras. A previsão é que sejam investidos mais de R$ 321 mil. “Esses serviços proporcionarão o aumento da qualidade da energia elétrica na região”, concluiu Alfredo.
Via assessoria/Energisa