No período de seca, as áreas de queimadas se espalham de norte a sul do país. Quando elas têm a origem identificada, os proprietários são multados por crimes ambientais. E isso acontece com frequência este ano em Vilhena. Apenas de janeiro a meados de agosto, a prefeitura já aplicou mais de R$ 100 mil em multas.
A fiscalização fica a cargo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e segue protocolo de denúncias feitas por moradores ou mesmo por fiscais que vão a campo avaliar cada situação.
Neste mês, muitos moradores da região da pista de kart tiveram que buscar ajuda médica e relataram problemas respiratórios, justamente por causa de queimadas e excesso de fumaça de um incêndio nas proximidades.
A fiscalização identificou que várias das queimadas também são feitas em terrenos particulares com objetivo de eliminar o lixo do local, o que é proibido.
Apenas na área urbana, já foram identificados 35 lotes com focos de incêndio em 2021.
Nas duas situações, seja por incêndio ou por excesso de sujeira, fiscais da Secretaria Municipal de Planejamento da prefeitura vistoriam o imóvel e lançam multas que virão junto do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
A prefeitura estima que existam cerca de 16 mil terrenos particulares na cidade e boa parte das vistorias são realizadas após denúncias feitas pelos moradores. Este saldo que já passa de R$ 100 mil em multas será cobrado na emissão do IPTU 2022, que deve começar em breve, e vai reforçar o caixa da administração no próximo ano.
Vilhena conta com vários órgãos que são responsáveis pela fiscalização e combate às queimadas na região. Quem precensiar algum incêndio ilegal ou excesso de sujeira em um terreno pode denunciar para:
- A Polícia Militar Ambiental fiscaliza lotes urbanos e rurais
- A Sedam faz as autuações da zona rural
- Já a Semma tem a responsabilidade de autuar os lotes urbanos
E para combater os incêndios, é essencial entrar em contato urgente com a equipe do Corpo de Bombeiros, que são os responsáveis por conter o fogo na zona urbana ou rural.
Onde denunciar queimadas em Vilhena?
Corpo de Bombeiros
Telefone: 193 – funciona por 24h para contenção do fogo em lotes urbanos e rurais
Secretaria Municipal de Meio Ambiente
WhatsApp: 98471-2971 – canal funciona das 7h às 13h para autuação em lotes urbanos
E-mail: [email protected]
Sedam
Telefone: 3321-1144 – 7h30 às 13h30 para autuação em lotes rurais
Polícia Militar Ambiental
Telefone: 3321-2129 – 7h30 às 13h30 para fiscalização em lotes rurais e urbanos
Queimadas sobem mais de 300% em 2021 no estado
Todo o estado de Rondônia sofre com incêndios, sejam eles criminais ou não. Entre janeiro e agosto deste ano, já foram registrados mais de 462 focos de queimadas.
De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) através do satélite de referência, o volume de casos em 2021 já representa um aumento de 310% no comparativo com o mesmo período do ano passado.
Veja também: Cachorra nasce com cores do Brasil e recebe nome de Patriota