Faleceu nesta quarta-feira (06), Juarez Américo do Prado, fundador das faculdades Uniron, Unipec, Unicentro e Unesc e um grande educador, professor e empreendedor de Rondônia, São Paulo e do Brasil.
Juarez Américo faleceu em razão de complicações da Covid-19, após uma parada cardíaca. Ele atualmente estava residindo no município de Dracena, no interior de São Paulo.
Américo é natural de Guaxupé/MG. Filho de cafeicultores, nasceu em 27/06/1932. Casado há 57 anos com a senhora Maria Júlia de Toledo Prado, com quem tem 5 filhos (Juarez Eduardo, Fernando, Rita, Ana Paula e Cláudia), nove netos e quatro bisnetos.
Tinha formação de professor normalista, pedagogo, administrador de Empresas e bacharel em Direito. Aposentou-se como delegado de Ensino em São Paulo.
Fundou e instalou a Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, Ministro Tarso Dutra, em Dracena no ano de 1968, primeira Instituição de Ensino Superior da Alta Paulista.
Foi vereador por dois mandatos em Dracena/SP, fundador do Rotary Clube de Dracena e várias associações.
Foi agraciado com inúmeras condecorações entre elas Comendador da Ordem da Fraternidade Universal.
Mudou-se para Rondônia em 1984, domiciliando-se no município de Cacoal, onde no ano posterior fundou a primeira Faculdade particular do Estado de Rondônia, Faculdade de Educação de Cacoal – FEC, que hoje é conhecida por UNESC, um marco no desenvolvimento daquela região.
É membro do Rotary Club desde o ano de 1958, sendo fundador e presidente do Rotary Club de Cacoal.
Maçom há quase 60 anos com relevantes trabalhos prestados à ordem, também foi fundador e venerável da Grande Benemérita Loja Simbólica Gonçalves Ledo, em Cacoal.
Em Porto Velho fundou a Faculdade de Educação de Porto Velho – UNIPEC e a Faculdade Interamericana de Porto Velho – UNIRON.
Em Jaru fundou a Faculdade de Educação de Jaru – UNICENTRO e em Ji-Paraná a Faculdade Panamericana de Ji-Paraná – UNIJIPA.
Professor Juarez, como era conhecido, tinha como valores a fraternidade, justiça, temperança e fé sendo uma grande inspiração de cidadania a todos que o conhecia.
Em seus 88 anos nunca deixou de lutar por suas convicções, e acreditava que somente a boa política, exercida com seriedade e responsabilidade é capaz de promover o verdadeiro bem estar das pessoas. Dedicou sua vida a Educação, e sempre foi convicto que somente através da Educação é possível reduzir as desigualdades e colocar o Brasil no seu verdadeiro caminho, que é o do desenvolvimento.
Professor Juarez é Cidadão Honorário de Dracena/SP. Cidadão Honorário de Cacoal e Cidadão Honorário da Cidade de Porto Velho – RO e Cidadão Honorário do Estado de Rondônia.
Fonte: Anoticiamais