Por telefone, a reportagem entrevistou a dona-de-casa Luzia de Paula Ananias, após ela fazer uma postagem em seu perfil no Facebook noticiando a morte da tia, Francisca Zulmira de Paula. O falecimento aconteceu hoje, por volta do meio-dia, no Hospital Municipal de Colorado do Oeste.
Mineira de Governador Valadares, Francisca conseguiu uma façanha, ao morrer com 109 de idade, completados no mês de agosto: ela foi uma das pessoas mais velhas do mundo a vencer a Covid-19, doença que contraiu no ano passado.
A sobrinha conta que, na época em que foi infectada pelo novo Coronavírus, a idosa chegou a entrar em coma. Ela estava tão debilitada que os familiares vetaram sua transferência para Cacoal.
Diante da morte, que parecia ser só uma questão de tempo, os médicos que atendiam a anciã avisaram os familiares que desejassem se despedir dela, para que fossem visita-la no hospital.
“Quando a gente chegou lá, se espantou ao vê-la sair do coma e dizer que estava com vontade de comer um pedaço de queijo com café. A gente perguntou o médico se podia. Ela comeu o queijo, bebeu o café e dois dias depois já estava em casa, curada da Covid”, lembra Luzia.
Nos últimos meses, porém, a mineirinha resistente começou a enfrentar graves problemas de saúde, entre eles um infarto e um princípio de AVC. No sábado, 04, foi internada e, no dia seguinte, entrou em coma.
“Ela deu muitos sustos na gente, mas agora Deus resolveu recolher”, conforma-se a sobrinha, acrescentando que o sepultamento será amanhã, em Colorado do Oeste, onde Francisca vivia há mais de meio século. O velório será normal, pois a aposentada já havia eliminado a Covid de seu organismo.
Fonte: Folha do Sul