Considerando janeiro a maio de 2022, Mato Grosso ficou em 3º lugar como o estado que mais fiscalizou serviços de arquitetura e urbanismo do país. De acordo com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU/MT) foram emitidos 1.239 relatórios de fiscalização no período. Em primeiro lugar está o Rio Grande do Sul com 1.317 relatórios e em segundo está o Tocantins com 1.261 documentos.
Diversas cidades de Mato Grosso aparecem no ranking nacional de cidades fiscalizadas. Sinop está em 3º lugar com 341 relatórios, Cuiabá em 4º lugar com 281 relatórios e Primavera do Leste em 6º lugar com 226 documentos. Aparecem ainda outros municípios como Sorriso (21º), Água Boa (37º), Lucas do Rio Verde (39º), Campo Verde (46º), Barra do Garças (56º), São José do Rio Claro (58º) e Chapada dos Guimarães (85º).
A fiscalização do exercício da arquitetura e urbanismo busca garantir à sociedade serviços de qualidade, prestados por profissionais com a devida formação técnica, garantindo assim sua segurança e bem-estar. Os agentes realizam visitas em obras e verificam a existência dos documentos necessários; fazem orientações em condomínios, feiras e eventos; garantem o cumprimento das normativas vigentes; impugnam editais irregulares, entre outras atribuições.
O planejamento de ações do CAU/MT prevê a fiscalização in loco de 75 municípios mato-grossenses em 2022. De janeiro a maio um total de 21 cidades já foram visitadas. As rotas de fiscalização do Conselho são divulgadas no site da instituição (www.caumt.gov.br) e qualquer cidadão que tenha conhecimento de alguma irregularidade pode realizar uma denúncia para que ela seja averiguada.