Que o marketing digital já é uma questão de sobrevivência para as empresas, nós já sabemos, não é mesmo?
No entanto, devido a alta popularização desse conjunto de estratégias, muitas empresas já não sabem mais quais estratégias adotar para obter sucesso e realmente conseguir se desenvolver no mercado.
Isso acontece, pois o marketing digital possui uma gama muito ampla de ações diversas, cada uma delas para uma determinada finalidade.
É por isso que o novo conceito chamado “marketing de resultados” apareceu. A partir dele, você consegue escolher as estratégias que dão mais resultados para o negócio e ainda pode realizar um melhor monitoramento das ações.
Pensando nisso, nós elaboramos esse post para te mostrar como é possível ter excelentes resultados nas estratégias de marketing digital da sua empresa! Quer saber como isso é possível? Então vamos nessa!
O que é marketing digital para resultados?
Primeiro de tudo, o marketing para resultados traz a tona todas as ações e estratégias de marketing que focam nas etapas de um funil de vendas.
Entendemos que as vendas são os fatores que levam a empresa a gerar faturamento, e assim, se desenvolver em seu setor.
É por isso que o marketing para resultados foca em todos os processos para que sua empresa maximize suas chances de vendas e gere resultados positivos.
Já o marketing digital para resultados, que é o foco do nosso conteúdo, se baseia no na geração de resultados por meio das estratégias de marketing digital!
Isso significa que são estratégias dentro do marketing digital, porém, é necessário aplicá-las com mais persistência e de uma forma que elas se complementam entre si.
Se você tem uma estação de tratamento de água, por exemplo, e já tentou alguma estratégia de marketing digital, porém não obteve resultados, não significa que o marketing digital não é benéfico, mas sim, é porque ainda não aplicou as estratégias da maneira mais adequada para o seu negócio.
Como aplicar o marketing digital de resultados
em meu negócio?
Agora que você já sabe sobre como funciona o marketing digital de resultados, vamos ver abaixo sobre como é possível utilizá-lo e se destacar da concorrência, por isso, continue nos acompanhando!
Software de automação de marketing
A primeira ferramenta de marketing digital de resultados são os softwares de automação. Por sua vez, esses softwares possuem como objetivo unificar e simplificar diversas ferramentas de marketing dentro de uma única plataforma.
Ou seja, dentro do software de automação, você pode utilizar estratégias para atrair leads (potenciais clientes), se relacionar, monitorá-los e convertê-los em consumidores fidelizados e, por fim, registrar todo o seu processo de vendas.
Um exemplo de software de automação de marketing é a RD Station, que possui diversas ferramentas e são disponibilizadas de acordo com o pacote escolhido.
Devido a isso, para que você tenha uma ferramenta de automação, é muito importante primeiro de tudo verificar quais as necessidades da sua empresa, assim como sua capacidade de investimento.
Se você atua com a fabricação e fornecimento de placas de sinalização, por exemplo, veja se é necessário atrair mais clientes, ou está faltando ferramentas para ampliar a comunicação no seu ambiente de trabalho.
Produção de conteúdo
A produção de conteúdo também é uma das formas mais eficazes e eficientes de cumprir as etapas do funil de vendas.
Como o próprio nome já diz, a produção de conteúdo se trata da criação de um material relevante e que vai atrair novos clientes para a sua empresa.
Para isso, você pode escrever conteúdos sobre diversos assuntos relacionados ao seu segmento e dividir por funil, por exemplo:
Se você tem uma empresa que fabrica circuito impresso, você pode criar conteúdos mais amplos e abrangentes, explicando o que é o produto e qual a sua aplicação.
Assim, você irá atrair pessoas que ainda não se interessem pela compra, mas que ainda são potenciais clientes.
Ou você pode escrever sobre assuntos mais específicos, como onde encontrar esse produto e seus benefícios em comprá-lo com a sua empresa. Dessa forma, os clientes que estão no meio e no fundo de funil podem entrar com a sua empresa e realizar a compra.
O ideal é que você faça sempre conteúdos diversificados, desde os mais abrangentes até os mais específicos sobre o seu segmento!
Advertising online
Outra forma de marketing digital de resultados são as estratégias de advertising online ou publicidade online.
Essas estratégias se baseiam em anunciar o seu site ou seu conteúdo nos mecanismos de busca, como o Google, por exemplo, ou em sites diversos.
Imagine sua empresa estar entre as primeiras posições do Google, ou está como forma de anúncio em um site renomado. Incrível, não é mesmo?
Atualmente, uma das ferramentas mais utilizadas para a publicidade online é o Google Adwords, do próprio Google. Utilizando ela, você consegue chegar a mais clientes e ter mais tráfego em seu site!
Agora que você já sabe tudo sobre o marketing digital de resultados, o que acha de aplicar essas estratégias no seu próprio negócio? Gostou do post? Conta pra gente!
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.