Maceió ficou conhecida internacionalmente por suas belezas naturais, com praias de tirar o fôlego, mas para muito além das praias, Maceió possui diversos outros atrativos turísticos. Uma cidade que agrada os amantes de praia, balada, artesanato e cultura; ou seja, a melhor pedida para passar férias, curtir a dois ou apenas passear sem compromisso.
Nesta publicação, não iremos falar das praias da capital alagoana, o foco será outras possibilidades de diversas, como bares, restaurantes e locais de passeio cultural, além das possibilidades de diversão nas noites do Estado de Alagoas.
Se você é amante de artesanato e ama comprar lembrancinhas e souvenirs em suas viagens, a pedida são as feiras de artesanato de Maceió. As de Pajuçara são consideradas as mais famosas da região, ou seja, obrigatória.
Entre as mais visitadas estão a Feirinha de Artesanato de Pajuçara e o Pavilhão de Artesanato, localizados um em frente ao outro, Praia de Pajuçara.
O Pavilhão de Artesanato reúne muitas barracas, com artesanato, comidas típicas e lembrancinhas de viagem. O espaço é fechado, o que oferece maior comodidade aos turistas, que podem realizar as compras com tranquilidade.
A Feirinha do Artesanato possui uma grande variedade de expositores, cheia de produtos locais para o turista conhecer. Nas proximidades de lá também que fica a famosa sorveteria Bali, com um dos mais deliciosos.
Outro local imperdível é o Centro Histórico de Maceió, que possui várias atrações turísticas, que mostram um pouco da história da região e chamam a atenção pela arquitetura. O passeio todo pode ser feito a pé, passando pelo Memorial à República, o Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, a Igreja de Nosso Senhor Bom Jesus dos Martírios e o Museu e Palácio Floriano Peixoto.
O Memorial à República é uma homenagem a Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto e possui uma vista maravilhosa. Instalado em um casarão, o Museu Théo Brandão conta com uma coleção de arte popular. Já a Igreja do Nosso Senhor Bom Jesus dos Martírios se destaca pelos azulejos portugueses na fachada.
Ainda em Maceió, há os “Pontos Instagramáveis”: Piscinas Naturais da Pajuçara, Cadeira Gigante, Letreiro I Love MCZ, Trono de Corais, Capelinha do Jaraguá, túnel de bambu, beach club, balanço gigante no Mirante de Santa Amélia, Sombrinhas coloridas do Vera Arruda e o skate gigante.
Os bairros mais movimentados de Maceió, sobretudo a noite, são: Jatiúca, Ponta Verde e Pajuçara. Os três bairros estão localizados um ao lado do outro, o que não necessita de muito deslocamento. Neles há estabelecimentos para todos os perfis de turista, desde os que querem algo tranquilo até os baladeiros de plantão.
Quem gosta de baladas, locais para tomar bons drinks e comer da boa comida alagoana, as casas noturnas, bares e restaurantes de Maceió são ótimas opções. Áreas bem estruturas, com charmes únicos que garantem a hospitalidade e alegria que só Maceió pode proporcionar.
Veja locais para comer e se divertir
Lorde Nelson: O Lorde Nelson é um pub temático onde o foco é mexer com sua imaginação e te transportar para ambientes de filmes e séries famosas. Na programação você terá bandas de rock de diversos tipos como indie, hard rock e heavy metal. Algumas noites tem pop jazz, rock nacional e até karaokê para quem quer soltar a voz.
Lopana: O restaurante Lopana é parada obrigatória para quem não abre mão da boa gastronomia e de uma balada de qualidade. No bairro Ponta Verde, o quiosque de estrutura rústica e estilo praiano tem um amplo terraço e mesas com vista para o mar. Entre as melhores opções do cardápio, estão os pratos com frutos do mar e os drinques com frutas da região. Além disso, ele tem uma programação musical caprichada para cada dia da semana, com apresentações de vários DJs e músicos.
Boteco Lugar Nenhum: Com um ambiente descontraído, Boteco Lugar Nenhum faz jus ao título de botequim, mas sem abrir mão da qualidade e variedade de um bom restaurante. Com música ao vivo, o lugar é perfeito para curtir a noite com a galera ou com o seu amor. Situado no bairro da Jatiúca, ele reúne moradores e visitantes, oferecendo vários comes e bebes no cardápio, de petiscos e chopes até refeições e drinques mais elaborados. Um dos destaques são as empadas da casa.
Rex Jazz Bar: O Rex Jazz Bar cria um clima interessante já na fachada. Como o nome sugere, a proposta do lugar é oferecer um ambiente musical com apresentações de blues e jazz, mas com espaço para outros estilos musicais também. O espaço também impressiona pela pela decoração. Instrumentos musicais, discos de vinil, pôsteres e quadros enfeitam as paredes de tijolo do Rex Jazz Bar, no bairro de Jaraguá. E para acompanhar a música, o bar oferece drinques, cervejas e aperitivos clássicos.
Milk Beach Pub: Saindo da área de praias urbanas de Maceió, na Praia da Garça Torta, ao norte da Capital alagoana, fica o Milk Beach Pub. Este clube oferece um ambiente aconchegante e descolado para relaxar à beira-mar, na sombra dos coqueiros, com redes, espreguiçadeiras, pufes e mesas à disposição, além de várias opções de bebidas e pratos.
Orákulo Chopperia: A parada certa para agitar a noite. O espaço é uma verdadeira casa de shows, com palco bem equipado para garantir noites animadas com muita música de qualidade durante toda a semana. O Orákulo fica no bairro Jaraguá e bar oferece uma grande variedade de cervejas, drinques e pratos. A programação tem apresentações de artistas e bandas de rock, reggae, samba, pagode, forró e muito mais.
Bodega do Sertão: Lá você vai se sentir no sertão nordestino. A decoração do espaço é bastante caricata, composta de tecidos coloridos com flores em chita, móveis de madeira rústica, paredes de barro e objetos antigos, como uma típica casa antiga do interior do estado.
Esse é um dos restaurantes self service em Maceió que oferece comida nordestina de qualidade. Além disso, você ainda tem opções de pratos executivos e um menu à la carte para quem quiser algo mais específico.