Para tentar agilizar a fila de cumprimento de exigências e de pedidos, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) anunciou a ampliação de um serviço alternativo para facilitar a entrega de documentos por parte dos segurados.
Com agências fechadas desde março por conta da pandemia de coronavírus, o INSS tem adotado desde então o atendimento 100% online. Agora para trazer mais agilidade a fila, o instituto anunciou que irá expandir o serviço Exigência Expressa para todo o país. Esse serviço está funcionando em São Paulo desde julho.
Com dificuldades para zerar a fila de pedidos, o que acabou ganhando mais empecilho por conta da pandemia de coronavírus, o INSS vem tentando adotar formas de automatizar o serviço. Os segurados podem acompanhar newsletters e informativos pelo site para ficarem por dentro de todas as mudanças nos serviços.
Em abril, o presidente do INSS, Leonardo Rolim afirmou em entrevista ao UOL que o instituto deverá zerar a fila de benefícios a espera de uma resposta há mais de 45 dias entre agosto e outubro. Segundo ele, o calendário pré-pandemia previa que a fila fosse zerada em outubro, mas isto pode acontecer antes.
Estão na fila, pedidos para aposentadoria, pensões, BPC (benefício de prestação continuada, auxílio-doença e auxílio acidente.
Programa Exigência Expressa possibilita entrega de documentos por meio de Drive-Thru
Através do serviço Exigência Expressa, os segurados do INSS poderão entregar documentos em urnas que ficam na entrada de agências do instituto por todo o Brasil. Será preciso realizar o agendamento pelo telefone ou pelo site e depois deixar entregar os documentos em uma espécie de Drive-Thru.
Desde julho, o Exigência Expressa está disponível em 215 municípios de São Paulo. Agora, ele será estendido com mais 430 postos no Nordeste e 158 na Região Sul. O programa estará ativo em 11 capitais, são elas: Aracaju (SE), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Recife (PE), Maceió (AL), Natal (RN), Salvador (BA), São Luís (MA), Teresina (PI), Curitiba (PR) e Florianópolis (SC).
O novo sistema de atendimento do INSS que já recebeu o apelido de “drive thru do INSS” também estará disponível em diversas cidades do interior de vários estados como Campina Grande (PB) e Caruaru (PE), dois centros urbanos importantes em Paraíba e Pernambuco, e em Caucaia (CE), Mossoró (RN), Petrolina (PE), Vitória da Conquista (BA).
O drive thru do Exigência Expressa também chegará ao interior na região Sul em cidades como Cascavel, Londrina, Maringá e Ponta Grossa, no Paraná, Joinville, em Santa Catarina e em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.
Como funciona o Exigência Expressa?
Os documentos poderão ser entregues em urnas que ficaram na porta da entrada das agências cadastrados no serviço. Os segurados que utilizarem este sistema irão depositar as cópias simples dos documentos solicitados pelo INSS nessas urnas.
Agendamento
Para isso, será preciso agendar o serviço por meio do site ou aplicativo do Meu INSS ou então pelo telefone 135. O segurado será direcionado a unidade mais próxima a sua casa. Com o número de protocolo do pedido em análise em mãos, além de nome e CPF no envelope com os documentos que serão depositados na urna.
Documentos e formulários deverão ser entregues dentro de envelope lacrado
Além disto, o segurado que optar pelo uso do Exigência Expressa também terá de preencher um formulário de autodeclaração, para autenticar a veracidade das cópias dos documentos entregues.
O formulário e as cópias dos documentos solicitados deverão estar dentro de um envelope lacrado com as informações de protocolo do pedido, nome, telefone, e-mail e CPF do segurado na frente pelo lado de fora.
Não serão aceitos documentos originais para o prosseguimento dos pedidos. Apenas cópias simples, ou seja, sem necessidade de autenticação em cartório serão válidas. As cópias devem estar legíveis e sem rasuras. Cópias autenticadas só serão obrigatórias, caso se apresente uma procuração para fins de recebimento do benefício de outras pessoas.
Também será preciso colocar no envelope, o formulário de cumprimento do Exigência Expressa. Estes formulários estarão disponíveis ao lado das urnas coletoras e devem ser preenchidos com todas as informações pessoais (nome completo, endereço com CEP, e-mail, data de entrega e relação de documento). O formulário também deve ser assinado pelo segurado.
Disponibilidade do serviço
As urnas coletoras dos documentos ficam disponíveis na porta das agências, de segunda à sexta, das 7h às 13h. Esse serviço ficará disponível para receber documentos de uma grande variedade de pedidos. Segundo o INSS, apenas em caso de antecipação do auxílio-doença, os documentos não poderão ser entregues pelo Exigência Expressa, tendo de ser entregues pelo meu INSS.
Todos os papéis depositados corretamente nas urnas coletoras serão escaneados e inseridos no sistema do INSS. Assim, os servidores do instituto darão prosseguimento as solicitações dos segurados. Para acompanhar os resultados das análises de cumprimento de exigência, os segurados poderão acompanhar o pedido pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.