Com a pandemia instalada no país, os segmentos hoteleiros e as agências de viagem vêm sendo drasticamente afetados, por conta dos decretos realizados no final do mês de março deste ano.
As empresas do ramo de serviços hoteleiros têm enfrentado muitas dificuldades, principalmente relacionadas à cancelamentos, adiamentos e baixa procura por viagens.
Sendo assim, muitas empresas de turismo estão adotando novas medidas para reaquecer o seu negócio, e sair do prejuízo da baixa em faturamento esperado, para o primeiro semestre de 2020.
Uma das soluções encontradas e aprovadas pelo Governo federal como Medida Provisória para o setor foi manter os contratos e adiantar a viagem. Outra forma interessante empregada por agências e corretoras é a venda de viagens sem data marcada, que possibilita a compra de pacotes de viagem mesmo estando em quarentena.
Em consequência disso, as agências de seguro de viagem têm se mostrado cada vez mais importantes, pois com o baixo custo na contratação de pacotes com assistência em saúde, você investe em uma viagem mais segura, mesmo estando em um momento crítico como esta pandemia.
Seguro viagem cobre coronavírus?
Apesar do momento atual, muitas pessoas tiveram que fazer viagens a negócios ou por conta de emergências, como a viagem de volta para o seu país. E nesse último caso, contratar um seguro de viagem foi essencial para segurança do retorno para casa.
Mas afinal, o que cobre um seguro viagem na pandemia? Será que ele assegura os infectados pelo coronavírus em suas viagens?
Pois bem, com a declaração da OMS (Organização Mundial da Saúde) e decretos relacionados a pandemia envolvendo a Covid-19, os seguros não possuem a obrigação de custear o tratamento, se tratando de um risco excluído pelos seguros de viagem por se tratar de uma pandemia mundial.
Porém, em algumas corretoras de seguro, os pacotes podem conter coberturas para epidemias ou pandemias, mas isso deve ser verificado com o próprio corretor de seguro, sob orientação para cobertura de doenças contagiosas.
Por que contratar um seguro para sua viagem durante a pandemia
Os seguros de viagem são obrigatórios para alguns países e, por esse motivo, antes de embarcar para seu destino, é necessário verificar essas obrigatoriedades para não correr nenhum risco em sua viagem.
Além disso, o seguro também se torna essencial para quem vai encarar uma aventura radical, como um passeio pelos pontos turísticos do Chile, que são uma verdadeira obra de arte da natureza.
Mas em casos como este, que estamos vivendo, é preciso verificar quais os decretos e orientações sanitárias e de segurança do país, até mesmo se está autorizado a entrada e saída de turistas, evitando, assim, qualquer estresse para a sua viagem.
Outro ponto importante é verificar se as companhias aéreas estão realizando voos, bem como as orientações acerca da higienização e cuidados importantes com a sua saúde e das outras pessoas.
Ainda mais na pandemia, existe a importância do seguro viagem, pois é a partir dele que você tem acesso ao atendimento em saúde, assistência para acidentes e perdas de objetos pessoais durante e após o desembarque.
Em alguns países, como nos Estados Unidos, não existe sistema de saúde gratuito, tendo que desembolsar, às vezes, mais do que os gastos com sua viagem.