Entre os temas mais comentados nos últimos anos, as habilidades sociais ou “soft skills”, tem gerado empolgantes debates no ambiente organizacional. Quais seriam essas características essenciais para o profissional do futuro? Os avanços constantes da tecnologia, internet e novas inteligências de trabalho, exigem mudanças não só na estrutura e cultura da empresa, mas no perfil do colaborador.
A maneira de encarar a educação, aprender e disseminar o conhecimento, é totalmente diferente se compararmos com 20 anos atrás. Após a facilitação do acesso à internet é possível adquirir muita informação a respeito de tudo, no entanto o olhar crítico e a capacidade analítica de conceituar cada conhecimento será o grande diferencial.
Confira mais informações segundo a Plano Consultoria Empresarial, sobre as habilidades sociais ‘soft skills’ e como a empresa pode contribuir no estímulo dessas características no ambiente de trabalho.
Espaço agradável
O espaço de trabalho terá um peso considerável no desenvolvimento das habilidades sociais. Lembrando que não se trata somente de uma habilidade pessoal, mas reações positivas a um ambiente igualmente positivo.
A ideia de produtividade em prol do retorno financeiro não é o bastante, será preciso criar estratégias dentro da empresa que propiciem um ambiente de trabalho agradável, incluindo características como: valorização, respeito, reconhecimento e ações voltadas à qualidade de vida.
Ambiente de trabalho reflete no rendimento da equipe
As empresas que focam em transformação organizacional e desejam acompanhar as mudanças, reconhece o principal recurso para o crescimento de qualquer negócio: as pessoas.
Quando o colaborador veste a camisa da empresa, ou seja, concorda com as práticas internas é ouvido e sente-se reconhecido pelo trabalho que realiza. Tudo isso reflete no atendimento ao cliente, na criatividade e valor da entrega do serviço.
Portanto, antes de falarmos sobre as habilidades pessoais no espaço organizacional, é preciso pontuar que esse ambiente deve ter estrutura para acolher condutas positivas e reter colaboradores motivados.
Características das empresas que desenvolvem e valorizam habilidades sociais ‘soft skills’:
A empresa se torna um laboratório de criatividade, dando espaço para que os funcionários apontem livremente suas soluções;
Questões pessoais serão tratadas com humanidade e de maneira flexível;
Hierarquia pode existir, mas de maneira totalmente diferente. Nesse artigo apresentamos dicas de como definir a hierarquia na medida certa. Será investido em liderança. Irá predominar o direcionamento, diálogo, sugestão e jamais ordens;
Competências socioemocionais, tal como o desenvolvimento delas, serão valorizadas no ambiente de trabalho, tanto quanto a qualidade técnica;
Colaboradores – quais serão as habilidades sociais valorizadas
As empresas se transformam, logo a postura do colaborador também terá de se ajustar a essa mudança. Cada dia mais pessoas buscam pelo desenvolvimento pessoal, pois está totalmente relacionado ao crescimento na carreira.
A maneira como lida com os relacionamentos, gestão de estresse e a habilidade de apontar soluções rápidas e criativas, serão competências muito bem avaliadas. Outras características também fazem parte das habilidades sociais no ambiente de trabalho, como:
- A capacidade de emitir opiniões discordantes sem ofender ou gerar atrito;
- Como demonstra empatia na rotina de trabalho;
- Relacionamento com os colegas e liderança;
- Capacidade de elogiar e aceitar igualmente elogios;
- Delegar tarefas e pedir ajuda quando for necessário;
- Capacidade de se posicionar adequadamente e comunicar sobre situações que lhe foram desagradáveis;
- Aceitar críticas;
- Habilidade de expressar-se em público;
- Elaborar e responder perguntas;
- Saber dizer não a um pedido, quando for necessário;
- Capacidade de posicionamento nas mais diversas situações;
- Autenticidade e gerenciamento das próprias emoções.
Habilidade técnica e social – avaliadas com a mesma importância
Critérios de entrevistas e processos seletivos estão cada vez mais focados em avaliar o comportamento, a ética e o nível de interpretação crítica do colaborador, principalmente sobre assuntos em alta na mídia.
Como o colaborador pensa e gerencia o conhecimento, será muito importante para as empresas que estão comprometidas em investir numa cultura organizacional positiva e alinhada aos valores e missão do negócio.
A habilidade técnica ainda continua sendo importante, no entanto, a ética e o comportamento do colaborador frente a determinadas situações se sobressaem. Lembrando que a técnica pode ser aprendida, mas quando o assunto é valores, principalmente relacionado à ética e comprometimento, é mais delicado, pois são condutas relacionadas ao contexto vivido que não se transformam facilmente.
Como desenvolver as habilidades sociais
As ‘soft skills’ podem ser desenvolvidas, afinal, são inúmeras características em comunicação e habilidades interpessoais. Ao ter dificuldade de apresentar-se em público, por exemplo, pode melhorar a postura corporal e contar com a ajuda de cursos rápidos, com dicas de atores e especialistas em oratória.
Existe o Treino de Habilidades Sociais (THS) uma ferramenta utilizada por terapeutas comportamentais que visa auxiliar a pessoa com dificuldade de interação social em diversos contextos. A estratégia identifica qual a dificuldade social apresentada e sugere intervenções de acordo com a análise comportamental.
Por Daiana Barasa