A tragédia que se abateu sobre Douglas Palmeira Cezemer, um jovem de 26 anos encontrado morto em sua casa em Vilhena, ressalta a importância de buscar ajuda quando se luta contra a depressão. Douglas, um autônomo na venda de suplementos, vinha apresentando indícios de depressão nos últimos meses, segundo um amigo da família.
A depressão é uma doença séria que afeta aproximadamente 280 milhões de pessoas em todo o mundo1. Os sintomas podem incluir uma sensação persistente de tristeza, ansiedade, desesperança, baixa energia, problemas de sono e mudanças no apetite e na alimentação1.
Como pedir ajuda
Se você ou alguém que você conhece está lutando contra a depressão, aqui estão algumas maneiras de pedir ajuda:
- Alcance alguém com quem você se sinta confortável para conversar1. Pode ser um membro da família, um amigo ou até mesmo um profissional de saúde mental.
- Considere a terapia1. A terapia pode ser útil para trabalhar através da depressão e aprender estratégias para lidar com os sintomas da depressão.
- Pratique a conversa1. Pode ser difícil lembrar de tudo o que você quer dizer para alguém quando você está pedindo ajuda. Escrever a conversa ou ensaiá-la pode ajudar.
- Fale com alguém que sabe o que você está passando1. Você pode achar útil conversar com alguém que já experimentou a depressão. Obter conselhos de alguém que já recebeu ajuda pode ser benéfico.
Lembre-se, pedir ajuda é muitas vezes o primeiro passo. Não há vergonha em procurar apoio quando você está lutando com a depressão. Você não está sozinho e há ajuda disponível.
Recursos adicionais
Existem várias linhas diretas e recursos online disponíveis para aqueles que estão lutando contra a depressão. Esses recursos podem fornecer apoio imediato e orientação sobre os próximos passos a serem tomados1.
A história de Douglas é uma lembrança trágica de quão devastadora a depressão pode ser. É importante que qualquer pessoa que esteja lutando contra a depressão saiba que há ajuda disponível e que pedir ajuda é um sinal de força, não de fraqueza. Se você ou alguém que você conhece está lutando, por favor, alcance. Você não está sozinho.