Uma nova modalidade de trabalho vem crescendo a cada dia no mundo corporativo: o home office. Conhecido há pouco tempo pelas multinacionais, o Brasil hoje é um dos países que mais libera essa prática para os colaboradores.
Para se ter uma ideia da proporção que o home office tomou, basta analisar os índices: de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2018, 5,2% dos trabalhadores do país já atuavam em trabalho remoto.
A porcentagem, por sua vez, equivale a 3,8 milhões de pessoas. Além disso, segundo especialista, é possível que até o final de 2020, 90% das empresas liberem alguma atividade a distância. Claro, menos em atividades essenciais.
Diante desse cenário, é impossível falar sobre home office sem analisar as suas vantagens. Afinal, a flexibilidade de horário, o ótimo custo-benefício, entre outras variáveis que fazem com que essa modalidade seja cada vez mais adotada.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo para você, empreendedor ou funcionário, analisar as principais vantagens que o trabalho remoto pode proporcionar a sua rotina. Continue lendo!
5 vantagens de trabalhar em home office
Com a expansão da internet e a evolução da tecnologia, trabalhar em casa se tornou uma atividade muito mais fácil de ser executada. Além disso, o trabalho remoto trouxe inúmeras vantagens para o funcionário e empregador. Veja:
1. Flexibilidade
A flexibilidade de horário é o principal benefício do home office, afinal, é possível organizar o seu tempo e executar as atividades em momentos de maior concentração.
Além disso, você pode priorizar algumas tarefas pessoais, como ir ao banco, ao supermercado ou até mesmo reforçar a segurança do seu imóvel, com a instalação de umaporta contra incêndio.
No entanto, a flexibilidade de horário não pode interferir na sua rotina de trabalho e na entrega de prazos e serviços.
2. Comodidade
A comodidade é um benefício muito atrativo do home office. Até porque, trabalhando em casa, não é necessário enfrentar o transporte público ou o trânsito caótico das grandes cidades.
Aliás, esse tempo pode ser revertido em produtividade, no aumento das atividades diárias e, consequente, na motivação.
3. Qualidade de vida
Com a economia de tempo no deslocamento até o local de trabalho, o colaborador pode utilizar esse fator para melhorar a sua qualidade de vida.
Ou seja, o funcionário pode aproveitar esse período de tempo para praticar esportes, exercícios, passar mais tempo com a família, estudar, dormir melhor, ampliar o isolador de pino polimérico 15kvdos seus equipamentos, entre outras opções.
4. Conforto
Por último, e não menos importante, o conforto é o ponto base do home office. Afinal, trabalhar em casa pode proporcionar todo aconchego e funcionalidade que você sempre sonhou.
Nesse sentido, você pode organizar o ambiente de acordo com suas preferências e, assim, gerar muito mais conforto. Aliás, isso pode resultar no aumento da sua motivação para realizar as atividades da melhor maneira possível.
Quais são as vantagens para a empresa?
Como mencionamos anteriormente, com a adoção do home office, todos os envolvidos podem conquistar algum benefício. Isso acontece porque a modalidade oferece uma maior flexibilidade, o que gera maior produtividade e redução de custos.
Porém, os benefícios do trabalho remoto para a empresa vão muito além dos elementos citados. Veja a seguir:
- Economia com encargos sociais;
- Vantagens fiscais (como em benefícios de uma etiqueta de código de barras);
- Otimização de atividades;
- Retenção de talentos;
- Redução de desperdícios de recursos;
- Oferecimento de produtos e serviços melhores.
Portanto, como você pode ver, o trabalho remoto pode proporcionar muitas vantagens para a empresa e contribuir significativamente com a motivação dos colaboradores. Além de claro, auxiliar a organização a conquistar diferenciais competitivos.