Para aumentar a eficiência na identificação de pontos da rede de energia de Rondônia que precisam de manutenção, a Energisa aposta na utilização de tecnologia. A empresa está utilizando um termovisor, que é um equipamento instalado em um automóvel para fazer a “aferição” da temperatura das estruturas. Dessa forma, se a temperatura estiver muito alta nos cabos e transformadores, é um sinal de que em breve os materiais precisarão ser substituídos. “Na Energisa preferimos trabalhar com a prevenção, identificando os locais que precisam ser renovados para que o cliente tenha qualidade na energia que chega em sua casa”, explica o gerente de construção e manutenção da Energisa no estado, Alfredo João de Brito.
Outra vantagem da tecnologia é a agilidade. “Graças a este aparelho, fizemos em apenas 20 dias o que levaria cerca de três meses para ser feito a olho nu. “Foram inspecionados mil quilômetros de rede de energia, uma distância similar a de ida e volta entre Porto Velho e Cacoal”, acrescenta o gerente.
Os locais mapeados passarão por manutenção, o que pode ocorrer com desligamento programado da energia, sendo uma medida de segurança para os técnicos e a população durante a execução dos trabalhos. Brito lembra que nesses casos, os clientes são avisados com antecedência de 72 horas por meio do site www.energisa.com.br, propagadas em rádio e carro de som nas ruas do bairro. “Dessa forma, o cliente pode se planejar para aquelas poucas horas que vai ficar sem energia, mas que, certamente, trará bons resultados nos meses seguintes”, concluiu.