A Energisa Rondônia realiza investimentos em ações programadas de manutenção na rede elétrica como forma de garantir o fornecimento de energia de qualidade e reduzir ocorrências de falta de energia. Somente em 2022, mais de 1800 manutenções foram realizadas na rede elétrica, com um investimento de mais de R$ 26 milhões.
Para este ano de 2023, além dos investimentos na manutenção preventiva, a concessionária deverá investir em obras de instalação de novos equipamentos de alta tecnologia, construção de novas linhas e ampliação de subestações, aumentando a confiabilidade do fornecimento de energia. “Assim como qualquer equipamento, os componentes da rede elétrica têm uma vida útil. Substituí-los por novos e mais modernos é fundamental para manter o sistema em operação de forma confiável e segura”, explica o gerente de Operação da Energisa, Filipe Lima.
A Energisa vem investindo em novas tecnologias, a exemplo do Mega Jumper, que é um equipamento que permite o isolamento do trecho que recebe a melhoria da rede elétrica, sem que seja necessário desligar a rede, ou seja, sem que seja necessário interromper o fornecimento de energia durante a obra.
Porém, em situações que não é possível utilizar essas técnicas e equipamentos, é necessário realizar o desligamento da rede de forma programada. Para isso, a Energisa informa os clientes com 72 horas de antecedência sobre o desligamento programado por meio do site da empresa, APP EnergisaON, por e-mail e, em alguns casos, por WhatsApp. O intuito é de que os clientes possam se planejar para o intervalo em que a rede elétrica estará desligada.
Nos avisos de desligamento programado, são informadas as regiões que receberão a melhoria, a hora de início e previsão do horário de finalização do serviço, que pode retornar antes do previsto. O desligamento da rede elétrica é adotado para garantir a segurança dos profissionais da empresa e, também, da população.
Além do desligamento programado, que é uma melhoria na rede elétrica, o sistema pode ser interrompido por um desligamento emergencial, muitas vezes causado por ações climáticas ou mesmo acidentes de trânsito. Nesses casos, é preciso atuar de forma rápida e não há tempo hábil para informar os clientes sobre a necessidade de desligamento da rede. “Nessas situações, tentamos realizar o reparo no menor tempo possível, porém, adotando todas as medidas de segurança para preservar tantos os profissionais quantos os clientes”, conclui o gerente.
Canais de atendimento
- Site: energisa.com.br
- WhatsApp (Gisa):69 99358-9673
- Aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular)
- Call Center: 0800 647 0120