Você sabe dizer em quais países se anda mais de bicicleta no mundo? Se você acha que o Brasil está na lista, é melhor pensar duas vezes. Na verdade, talvez seja melhor pensar bem mais de duas vezes. Apesar de existir muitas vantagens do ciclismo (como poder emagrecer andando de bike em pouco tempo), o nosso país não está sequer no Top 10 de países que mais andam com a magrela.
Existem alguns países do mundo em que a bicicleta é algo mais cultural e faz parte do dia a dia das pessoas. Já em outros territórios, a bike é algo que acabou se popularizando por pura necessidade, seja para resolver problemas de trânsito, seja para ajudar a combater a obesidade mundial.
Quer aprender quais países se anda mais de bicicleta no mundo? Então confira o nosso Top 10 abaixo!
Em quais países se anda mais de bicicleta no mundo: Top 10
10. China
O 10º lugar da lista de países que mais andam de bicicleta fica com a China. Claro que o país mais populoso do mundo estaria na lista apenas pela sua gigantesca natureza, mas o fato é que a população chinesa é muito afeita a andar de bike. Em média, são 33% da população que prefere usar uma bike do que qualquer outro tipo de meio de transporte. Além disso, a China já tem meio bilhão de bicicletas em circulação (quase 40% da sua população total tem uma). Para estimular mais o uso das bikes, o governo chinês tem investido muito em estrutura e ciclovias para a população.
9. Bélgica
As bicicletas são muito importantes culturalmente no norte da Europa. Um exemplo a ser mencionado é a Bélgica, cuja população vê as bikes como pertences, bens de valor, e não apenas como meios de transporte. Cerca de 48% da sua população (quase metade) é considerada ciclista, usando a bicicleta como prioridade em relação a outros meios de transporte.
8. Suíça
A Suíça é um país muito pequeno e dominado por montanhas. No entanto, isso não impede que as bicicletas tenham se proliferado por lá. Para ter uma noção, apesar da sua população ser de apenas 7 milhões de pessoas, o país tem cerca de 3,8 milhões de bicicletas. Além disso, o governo suíço estima que 10% de todas as idas ao trabalho no país são feitas via bicicletas.
7. Japão
O Japão tem um dilema parecido com o da China: altíssima densidade habitacional. Mesmo tendo “apenas” 200 milhões de habitantes, o país tem uma área muito pequena, o que faz com que algumas das regiões mais densamente habitadas do mundo estejam por lá.
Assim, se todo mundo tivesse um carro por lá, seria um caos completo. É por isso que a bicicleta (bem como o transporte público) é muito usada no Japão. Estima-se que 6 em cada 10 habitantes japoneses usam as bicicletas no dia a dia.
6. Finlândia
A Finlândia tem mais de 60% da sua população usando uma bicicleta diariamente, seja para passeios ou para viagens. O uso de carros no país é considerado apenas para ocasiões muito específicas, sendo que a maior parte do deslocamento urbano é feito em cima de uma bike.
5. Noruega
A Noruega é um dos países mais famosamente “amigável ao ciclista”. Dos seus 4 milhões de habitantes, 3 milhões têm bicicletas e as utilizam diariamente. A magrela é tão comum no dia a dia do país que grande parte da sua infraestrutura é primeiramente atualizada para bikes e só depois para outros meios de transporte.
4. Suécia
Outro país nórdico na lista: 60% de todos os suecos usam bicicletas todos os dias, totalizando 6 milhões de bikes em circulação no país diariamente, seja para trabalho, seja para viagens.
3. Alemanha
A Alemanha é mais um país do norte da Europa a adotar a bicicleta como meio de transporte principal. Algo em torno de 70 a 80% dos 81 milhões de alemães é dono de uma bicicleta e a maioria deles a utiliza em sua rotina diária, indo ao trabalho, fazendo compras e muito mais.
2. Dinamarca
Se todos os países nórdicos estavam na lista, não dava para a Dinamarca ficar de fora: dos seus 5 milhões de habitantes, 4 milhões e meio andam de bicicletas todos os dias. Só em Copenhagen, capital local, 4 em cada 10 dinamarqueses vão ao trabalho de bicicleta.
1. Holanda
Por fim, o país que mais usa bicicletas todos os dias é a Holanda. 84% de toda a sua população usa uma bike todos os dias e o país tem 3 cidades no Top 5 de melhores locais para pedalar.
Agora que você sabe em quais países se anda mais de bicicleta no mundo, deu para entender como a bike pode ter um impacto profundo nessas sociedades, não é mesmo? Em países do norte da Europa, a bicicleta parece um fenômeno cultural: praticamente todos utilizam-na, incluindo Bélgica, Holanda, Alemanha e os territórios nórdicos. Na Ásia, também há grande taxa de utilização, especialmente por ela ser benéfica para a saúde e resolver problemas de super populações.
Gostou do conteúdo? Então deixe um comentário abaixo com a sua opinião e diga se você acredita que o Brasil um dia chegará a esse nível!