Uma ação conjunta dos policiais militares do Batalhão de Polícia Ambiental, juntamente com agentes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), resultou em multa ao proprietário de uma draga no Rio Madeira, no Distrito de Abunã.
Durante a Operação Iara, os policiais e agentes ambientais realizaram patrulhamento fluvial pelo Rio Madeira e notaram que no leito do rio havia manchas de substância oleosa na água e que exalava cheiro de óleo. Seguindo o rastro da mancha, a equipe chegou até uma draga.
Foi perguntado quem era dono da embarcação, mas os funcionários informaram que ele não estava no momento. Posteriormente, a filha do dono da draga se apresentou aos agentes públicos, que relataram o vazamento de óleo da draga. Os funcionários então constataram que uma mangueira de abastecimento estava mal posicionada, ocasionando o vazamento, sendo o reparo foi feito rapidamente.
Tendo sido constatado o crime ambiental disposto do Art. 54 § 2°, inc. V da Lei Federal 9.605/98, por lançar substância oleosa em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou regulamentos, sendo lavrado então, o Auto de Infração no valor de R$ 160.000,00 (cento e sessenta mil reais), em desfavor do proprietário da draga.