É preciso adotar algumas medidas para não comprar carro clonado e ser prejudicado por pessoas que agem de má fé.
Enquanto para alguns o carro é a realização de um sonho, para outros pode ser apenas a aquisição de um meio de locomoção que facilita a rotina.
Não importa o motivo que comprou o seu veículo, é sempre preciso ficar atento para não comprar carro clonado e depois ter uma série de problemas. Isso porque o carro clonado é uma cópia ilegal de outro veículo.
Quando estiver escolhendo o modelo e local de compra deve pensar em todos os cuidados que deverá ter para não adquirir um produto de procedência duvidosa. Para te ajudar nesse processo, veja algumas dicas para não comprar carro clonado.
Pesquise para não
comprar carro clonado
No site do Detran é possível verificar se o carro possui algum tipo de pendência financeira, se possui multas, impostos em atraso, colisões anteriores e roubos. Sabendo dessas informações é possível verificar se existe algum problema fácil de identificar.
Compre de fontes
confiáveis
Saber quem está vendendo o carro é muito importante. Se optar por uma concessionária, busque referências sobre ela e se existe algum tipo de reclamação que a torne suspeita.
Se for comprar de particulares, sempre prefira comprar de conhecidos. Se esse não for o caso, então terá que redobrar os cuidados na hora da pesquisa e a atenção aos detalhes.
Confira o número do
chassi
Uma das maneiras de identificar se existe algum tipo de clonagem é conferindo o número do chassi com o que consta no documento, pois eles precisam ser os mesmos.
Outro detalhe que pouca gente conhece em relação a esse número é que ele também está impresso no vidro original, assim terá mais de uma peça para fazer a conferência.
Considere o preço
É normal querer um bom preço pelo veículo, porém, quando o valor está muito abaixo do mercado é preciso desconfiar. Muitos bandidos usam o preço como isca para atrair o comprador e conseguir vender o carro mais fácil.
Análise os documentos
Peça para verificar os documentos do carro. O ideal é que sempre seja a 1ª via e que tenha o histórico do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).
Se perceber que pode haver alterações ou que a impressão está um pouco estranha é melhor não arriscar.
Na dúvida, faça uma
vistoria
Existem empresas especializadas em vistorias de veículos, que fazem uma análise mecânica, elétrica e da originalidade das peças.
Ao fazer isso será possível saber se o carro passou por alguma adulteração e se existe algum problema. Essa é uma garantia extra que terá.
Comprei um carro
clonado, e agora?
Se comprou um carro clonado pode perceber isso quando tentar fazer um seguro auto e não conseguir ou começar a receber multas de infrações que não cometeu.
Nesse caso é preciso registrar um boletim de ocorrência para informar as autoridades sobre o ocorrido.
Se agiu de boa fé e não teve a intenção de adquirir um carro clonado, poderá conseguir que ele seja regularizado. Para isso precisará contar com a ajuda de um advogado.
É preciso adotar todos os cuidados para não comprar carro clonado, pois se isso acontecer poderá ter muita dor de cabeça para resolver a situação.
Por Jeniffer Elaina, do SeguroDeAutomovel.org