O mercado está cada vez mais competitivo, não é mesmo? E isso vem impactando diretamente na forma como as empresas se posicionam e buscam novos clientes. São diversas estratégias que podem ser adotadas para melhor a imagem da marca e adquirir novos leads.
Dentro desse universo de disputa entre empreendimentos, o benchmarking surge para modificar a forma como se faz negócio. Ele nada mais é que uma estratégia de gestão empresarial que consiste em melhorar suas práticas e alcançar resultados mais positivos a partir da observação da concorrência.
É muito comum, quando temos um negócio, achar, sempre, que o concorrente tem mais oportunidade de mercado e está mais satisfeito que você. Se isso já aconteceu com você, é importante nesse momento é se questionar para tentar entender o motivo. Isso porque pode haver atrasos de comunicação e empreendedorismo aplicados na sua empresa de envelope de segurança.
Mas calma! A ideia não é que você vá ao mercado desesperadamente em busca de ideias e para reproduzir no seu negócio. Pense comigo: isso não traria mudanças significativas para você. A proposta pelo uso do benchmarking é se manter atualizado, identificando o que pode ser modificado no seu modo de planejar e executar para que a empresa obtenha ganhos de desempenho.
Pensando nisso, produzimos um artigo interessante sobre o que é o benchmarking e como ele deve ser aplicado na sua empresa de modo a dar resultado e melhorar o posicionamento da sua empresa no mercado. Preparado?
Conheça os tipos de benchmarking existentes
Agora que você já conhece um pouco a função do benchmarking, é importante destacar que ele possui alguns tipos que se diferem entre si. Continue com a gente e venha conhecer cada um deles.
Benchmarking competitivo
Acredito que esse seja o formato mais conhecido e tradicional do benchmarking. O objetivo pelo uso deste tipo de estratégia é a busca pela observação dos principais concorrentes para identificar na sua operação oportunidades de melhoria.
A pergunta que você deve sempre se fazer em relação ao negócio é: o concorrente está desenvolvendo um trabalho melhor que o meu? Em qual ponto ele está se destacando e o que tem feito de diferente? Descobrir a resposta é fundamental – e saudável – para sua empresa de fita de Led. Isso pode te ajudar a ganhar espaço e aumentar sua participação no mercado.
Por exemplo: seu concorrente se destaca pelo preço dos produtos. Isso acontece por meio de contratos bem realizados. Você percebeu que isso não afeta diretamente os negócios dele. Essa já é uma sacada importante para que você entenda e consiga melhorar no seu negócio.
Fique atento no mercado: se as pessoas tendem a falar com frequência da concorrente é porque alguma coisa ele tem feito e agradado. Muito provavelmente isso tem a ver com as ações de marketing.
A grande questão é encontrar respostas para todas as perguntas levantadas. Isso explica a maior competitividade do benchmarking competitivo. Por este motivo, algumas empresas estão buscando contratar especialistas voltados à consultoria externa.
Benchmarking funcional
Nós estamos acostumados a achar que apenas os concorrentes diretos podem nos ensinar algo. Mas essa ideia precisa acabar. E é com essa ideia que o benchmarking funcional trabalha: com estratégia que consiste na observação do processo de trabalho em empresas de outros segmentos, tornando possível obter boas ideias para uma maior produtividade.
Dentro desse cenário, a proposta quando se utiliza esse tipo de estratégia é identificar o que fazem os empreendedores em segmentos distintos ao seu. Basicamente, você precisa entender como eles chegaram a essa condição.
Pense, por exemplo, em uma empresa de manutenção de elevador: ela trabalha com uma quantidade considerável de produtos. Porém, ela enfrenta problemas com armazenagem e despacho de mercadorias. É nesse momento que você precisa se questionar sobre o o que grandes empresas fariam se estiverem passando pelo mesmo problema.
De modo geral, tanto o benchmarking competitivo quanto o funcional pode sofrer com a dificuldade em obter essas informações. Assim, o caminho mais tranquilo é contar com uma consultoria especializada, mas como estamos falando de empresas líderes, é possível que encontre na internet material suficiente sobre elas.
Benchmarking interno
Outro tipo de benchmarking que precisa ser destacado é o interno, ou seja, a observação da própria empresa. Ele trabalha com a ideia de olhar suas diferentes áreas e colaboradores, buscando identificar novas formas de realizar velhas tarefas.
A verdade é que esse é o tipo mais fácil de utilizar tendo em vista que a informação está disponível e ao seu alcance, mesmo que seja necessário observar como a sua filial se comporta no dia a dia.
Bom é importante ter bem claro na mente que não é preciso ter uma empresa maior para aprender consigo mesmo. Se você trabalha como microempreendedor individual, é possível identificar na forma como lida com um processo a solução para ser mais produtivo em outro.