Se você possui uma empresa ou, ao menos, trabalha na área de gestão, muito provavelmente já se deparou com um dos maiores problemas relacionados ao negócio: gastos impossíveis de serem estornados – como é conhecido popularmente, as famosas perdas.
Mas, o que isso significa, de fato? Fique tranquilo, que vamos explicar! Esse problema nada mais é que um mal extremamente prejudicial para a saúde financeira do empreendimento, uma vez que, obviamente, os gastos avulsos desta natureza acabam por consumir parte do lucro.
Por este motivo, é muito necessário que se tenha controle total de tudo o que acontece, principalmente financeiramente, dentro da sua empresa de oxigênio medicinal. Por exemplo, é importante saber exatamente quais são os gastos que incidem em um processo produtivo para que o planejamento não seja comprometido.
Porém, antes de iniciarmos, é fundamental que você tenha o conhecimento que a questão mais fundamental na intenção de prevenir e controlar perdas, é contar com um bom e intenso sistema informatizado de controle de materiais e processos.
Para tal, normalmente é indicado que você consiga organizar-se e trabalhar com a análise de indicadores. Isso porque os processos precisam ser acompanhados e avaliados de forma integrada entre todos os setores.
Bom, e foi pensando nesse assunto que decidimos produzir um artigo sobre a importância de implementar uma gestão de perdas na indústria de modo integral e consistente. Vamos nessa?
Desenvolva e trabalhe com inventários
Uma boa gestão de perdas começa por um trabalho eficiente de inventário, não é mesmo? Dito isso, o trabalho inicial que precisa ser realizado é o desenvolvimento de um inventário para que seja controlado tudo o que entra e sai da empresa de galvanização a fogo.
Com a análise de informações através dos inventários, é possível conseguir identificar quais foram os processos onde se perdeu mais.
Com isso, você consegue tomar a melhor decisão e rever procedimentos que não vêm contribuindo para um bom ambiente de produção. Lembre-se que esse é o aspecto principal de uma operação de trabalho.
Trabalhe com a implementação de programas
tecnológicos
Vamos ser sinceros: como seres humanos, estamos sujeitos a falhas. E são justamente elas que podem prejudicar a produção do seu negócio. Isso porque muitas perdas do setor industrial acontecem em função de acidentes ou falhas ocorridas na área de produção.
Como uma alternativa de evitar que isso se torne uma rotina dentro das mais variadas empresas, foi criado inúmeros programas de qualidade total e muito eficazes.
Eles funcionam de uma maneira muito específica, de modo que os processos sejam padronizados, e as perdas ocorridas por não conformidade possam ser devidamente tratadas. Por exemplo, os checklists são grandes aliados neste quesito.
Fique atento ao setor logístico
Bom, é claro que todas as empresas precisam de atenção ao setor logístico, mas o conselho vai, principalmente, para aqueles que trabalham com o transporte de mercadoria por meio de empresas terceirizadas.
Isso porque a responsabilidade de entregas os produtos acaba por ser compartilhado. Sim, a responsabilidade sobre qualquer problema que gerem prejuízo financeiro ou produtivo é dos dois componentes.
Por este motivo, fique sempre atento ao contrato que foi assinado. Isso é apenas uma forma de se resguardar diante qualquer problemas que possa aparecer.
Imagina que a empresa contratada perde alguma caixa de mercadoria ou até mesmo não entrega a tempo, o problema seria muito grande, não é mesmo? Por isso ele precisa ser acompanhado de perto.
Trabalhe, sempre que possível, com a condução
de ações de mudança
Dado o momento em que acontece algum tipo de perda dentro da própria empresa, a primeira reação que precisa ser aflorada dentro do ambiente e a sensação de inconformismo. Não cabe uma postura passiva e de aceitação nesses casos.
Como em qualquer empresa – como a de manutenção de aquecedor a gás, por exemplo, o objetivo, seja ele qual for, precisa estar alinhado com uma ação fundamental: a busca pela qualidade. Por este motivo, as perdas dentro desse cenário precisam se tornar inaceitáveis, não só pelo líder o dono do negócio, mas para todos os colaboradores.
Conte com uma equipe de controle e prevenção de
perdas
Bom, depois que todo o primeiro passo foi dado e a implementação da cultura da gestão de perdas foi instaurada e todos os funcionários sabem como agir para evitar que isso as perdas se tornem rotina, é importante que você monte uma equipe para supervisionar as ações dentro da empresa.
Ou seja, você terá a missão de escolher alguns colaboradores para formarem uma equipe de prevenção de perdas, para que possam, com isso, transmitir conhecimentos a respeito e apontar modificações necessárias caso focos de problemas sejam identificados.