Comprar um apartamento não é uma tarefa que ocorre da noite para o dia. É fundamental levar em consideração diversos pontos, como as necessidades da sua família, qualidade do imóvel, planejamento da entrada do apartamento, entre outros.
Para ajudá-lo a tomar uma decisão mais assertiva, vamos listar quais são os itens que o cliente não pode ignorar, destacando a importância de cada um. Acompanhe!
Necessidades da sua família
O primeiro, antes de comprar um apartamento, é avaliar não só os seus desejos, mas também o de outros membros da família. Se você tem filhos, por exemplo, é fundamental analisar a quantidade de quartos, além de reservar uma atenção especial para condomínios que contém área de lazer, uma vez que crianças e adolescentes precisam de um ambiente para diversão.
Quem alterou a sua rotina para o trabalho remoto, por exemplo, necessita de um ambiente com pouco barulho e muito espaço. Um cômodo extra pode ser uma boa alternativa para trazer mais conforto durante a rotina.
Não é difícil encontrar uma família que tem pets. Se esse é o seu caso, dê preferência para imóveis que ofereçam um espaço confortável para o seu melhor amigo. Se o condomínio tiver um ambiente para os bichanos, melhor ainda. Então, pesquise as opções disponíveis para tomar uma decisão mais assertiva.
Planejamento da entrada do apartamento
Um dos erros mais comuns na hora de comprar um apartamento é não planejar a entrada do imóvel. Essa questão é muito importante, afinal, quanto maior for a quantia, menor será o período de financiamento e o valor das parcelas.
O mais indicado é estabelecer a quantia máxima a ser investida no imóvel novo e começar a economizar dinheiro até alcançar um valor que foi estabelecido durante a etapa do planejamento.
Geralmente, o interessado no imóvel precisa dar 35% do valor do apartamento como entrada. No entanto, se você tiver uma quantia maior, melhor ainda.
Financiamento imobiliário
Quando você adquire um apartamento por meio de financiamento bancário, recomendamos comprometer apenas 30% de sua renda bruta mensal. Porém, se o seu custo de vida for menor, essa quantia pode ser ainda mais alta. Por isso, antes de finalizar um contrato com uma instituição financeira, faça um planejamento e confira se as prestações cabem no seu bolso.
Se a quantia está acima do seu orçamento financeiro, elimine algumas dívidas que são consideradas desnecessárias, para que seja possível pagar as parcelas, sem enfrentar problemas no final do mês.
Nunca é demais lembrar que o financiamento com o banco pode comprometer o seu planejamento em até 35 anos. Para não atrasar as prestações, tenha organização financeira e seja disciplinado para não criar uma verdadeira “bola de neve”.
Uso do FGTS
Muita gente não sabe, mas é possível utilizar o seu FGTS para quitar parte do financiamento do novo imóvel. Sem dúvidas, ele é uma ótima alternativa para dar entrada e diminuir os gastos com o novo empreendimento.
Outra alternativa interessante é utilizar o Fundo de Garantia para abater as parcelas do imóvel. Aqui, o responsável pelo apartamento pode utilizar o valor acumulado na conta para pagar as prestações do financiamento. Dessa forma, reduz o período de pagamento e os juros do empréstimo.
Infraestrutura do condomínio
Vamos finalizar as nossas dicas falando sobre a importância de avaliar a infraestrutura do condomínio antes de finalizar a compra. Mesmo que o corretor seja um profissional com bastante credibilidade no mercado, vale a pena executar uma vistoria no apartamento pessoalmente.
A visita pode ser utilizada para observar todas as características do empreendimento. Você deve avaliar a qualidade no acabamento do imóvel, o espaço da área de lazer, se o condomínio contém portaria 24 horas, se o ambiente está limpo com frequência e se os elevadores funcionam corretamente. Esses detalhes são essenciais para que você tome uma decisão mais assertiva sobre o imóvel.
Aqui, mencionamos os pontos mais importantes para adquirir um apartamento. Por isso, avalie todas as questões com detalhes. Afinal, a sua qualidade de vida é que está em jogo.
Após descobrir o que levar em conta na hora de comprar um apartamento, siga-nos nas redes sociais e conheça outras dicas que influenciam em sua decisão.