Se você tem seu próprio negócio, provavelmente possui um dia a dia bem corrido e cheios de diversos desafios, não é mesmo?
Ainda mais quando o negócio está em seus primeiros anos de funcionamento, é comum a falta de reconhecimento por parte das pessoas.
Afinal de contas, não basta oferecer serviços e produtos com qualidade. Também é essencial chamar a atenção de potenciais clientes e criar estratégias para tornar sua empresa mais visível
Por essa razão, se sua empresa ainda é nova no mercado, é muito importante ter um planejamento adequado da imagem da empresa. Essa é uma das formas mais eficientes para alcançar seus primeiros objetivos e ter mais participação no mercado.
Dentro dessa análise, você verá com quais empresas está competindo no mercado, como será o seu posicionamento estratégico e quais campanhas irá realizar para se destacar no mercado.
Por sorte, nós elaboramos esse texto com tudo que você precisa para fazer seu planejamento! Neste post, veja como alavancar a imagem da empresa e torná-la visível pelo seu público. Quer saber mais sobre essas dicas? Então continue lendo!
O que é a imagem da empresa?
Basicamente, a imagem da, ou imagem corporativa, diz respeito a visão com que um determinado público possui a respeito de um negócio.
Imagine uma empresa que fabrica para raio, por exemplo. A primeira coisa que nos vem na mente são diversas máquinas e equipamentos, não é mesmo?
No entanto, a imagem da empresa envolve muito mais fatores. Mas sim, também se relaciona com a identidade visual, personalidade e os princípios.
A identidade corporativa é algo complicado e demorado de se elaborar. Normalmente, uma empresa constrói sua marca por meio por meio de estratégias e percepções em relação ao seu logotipo, publicidade, cores, entre outros.
Com o passar do tempo, o negócio vai se tornando conhecido por seu público e também adquirindo uma imagem.
O mais preocupante para as empresas é que, dependendo da forma como a marca é vista, ela faz total diferença no sucesso do negócio.
É por isso que a preocupação com a imagem deve ser algo constante. Se sua marca ainda não foi desenvolvida ou está precisando melhorar em alguns aspectos, abaixo, nós vamos te dar algumas dicas de como melhorar a sua imagem e se destacar, por isso, continue nos acompanhando!
Dicas para melhorar a imagem da empresa
Tenha um posicionamento definido
Primeiro de tudo, é necessário que a empresa decida seu posicionamento logo de cara. Por sua vez, o posicionamento é como uma empresa quer ser lembrada.
Além disso, é esse fator que irá a organização a ser reconhecida facilmente pelo seu público-alvo. Vamos ver abaixo quais os tipos de posicionamento que um negócio pode escolher:
- Posicionamento por atributo: A empresa vai se posicionar por algum aspecto único. O Burger King, por exemplo, se posiciona por oferecer hambúrgueres feitos em churrasqueira, por exemplo.
- Posicionamento por benefício: Nesse caso, o produto ou serviço terá benefícios exclusivos.
- Posicionamento por categoria: Aqui, o produto ou a empresa pode se considerar líder em sua categoria. É como o Google em relação aos sites de busca.
- Posicionamento por usuário: A empresa ou o produto trabalha com nichos. É o caso de empresas que fornecem pergolado de madeira com deck para empresas de eventos, por exemplo.
- Posicionamento por concorrentes: Nesse caso, a empresa ou o produto atuam em segmentos altamente competitivos, no entanto, ainda se destacam da concorrência. É como a Leite Moça, em relação a outros leites condensados.
- Posicionamento por preço/qualidade: Produtos ou empresas se destacam ou pelo baixo preço, ou pela alta qualidade.
- Posicionamento por uso/aplicação: O produto é o melhor para determinado uso ou aplicação, como no caso de empresas populares de cosméticos.
Tenha presença diante do seu público
Após definido o seu posicionamento, é o momento certo de criar campanhas e estratégias para espalhar o que seu negócio faz e quais são seus diferenciais.
Uma das maneiras mais simples e dinâmicas para você começar a ser reconhecido é investindo em estratégias pela internet.
Essas estratégias, na maioria das vezes, possuem um ótimo custo-benefício, podendo até mesmo serem gratuitas.
Um exemplo de estratégia online e gratuita é o marketing de conteúdo. Por sua vez, ele se trata da criação de um conteúdo altamente relevante e direcionado para um determinado público.
Se você fornece lona de caminhão, por exemplo, você pode produzir conteúdos sobre quais suas vantagens e benefícios, como utilizá-lo, qual seu tempo de duração, entre outros assuntos relacionados ao seu público.
Dessa forma, as pessoas interessadas nos assuntos podem ler seus conteúdos e ver sua empresa como uma autoridade no assunto! Assim, você terá uma imagem mais definida e poderá ser lembrada pelo seu público.
Invista em comunicação e interação
Por fim, também é muito importante ter um bom atendimento e interação com o público. Hoje em dia, existem diversos canais de comunicação na internet que são gratuítos e indicados para empresas que estão procurando aumentar sua visibilidade.
Um exemplo são as redes sociais. Muitas pessoas acreditam que elas apenas são plataformas onde as pessoas compartilham informações, se relacionam e interagem.
No entanto, para as empresas, as redes sociais são uma questão de prioridade para que elas tenham uma boa comunicação com o público.
Por meio das redes sociais, além de seu negócio ter um canal instantâneo de comunicação, é possível divulgar a empresa, compartilhar informações sobre seus produtos e serviços, responder comentários e chegar até mais clientes de um modo mais informal.
As redes sociais mais utilizadas nos dias de hoje são o Facebook, Whatsapp, Twitter, Instagram, LinkedIn, Pinterest, entre outros.
Outra plataforma de interação são os aplicativos. Se tratam de softwares programados com diversas funcionalidades. Eles podem promover a comunicação entre a empresa e cliente, como também pode informar sobre os produtos, transacionar compras, entre outros.
Com todas essas dicas, seu negócio poderá ter uma imagem sólida e fortalecida e, consequentemente, seus clientes terão uma empresa confiável que se destaca no mercado!
Agora que sabe sobre como trabalhar a imagem da sua empresa, o que acha de aplicar essas dicas no seu próprio negócio? Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais