Quando se trata de reforma e mudanças na decoração do ambiente, a primeira coisa que vem a nossa mente são os gastos elevados e na troca de diversos móveis e objetos decorativos antigos ou desgastados.
No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que, é possível sim, realizar uma decoração elegante e sofisticada, e ainda economizar! Isso se dá por meio do processo de reutilizar móveis.
Reutilizar móveis e itens de decoração proporciona mais economia para as moradores, ela também deixa o espaço mais estiloso e aconchegante.
E o melhor de tudo, é que se você tem algum ítem especial dentro da sua casa, não é necessário jogá-lo fora, basta apenas transformar!
Outra vantagem de reutilizar móveis é a questão ambiental. É muito mais sustentável e contribui para o meio ambiente, pois a reutilização evita o descarte dos móveis e itens na natureza.
Por fim, se você ama um estilo mais tradicional e até vintage, os móveis reutilizados são mais estilosos e transmitem uma personalidade sofisticada e rústica.
Quer saber mais como repaginar e transformar aquele móvel antigo e desgastado? Então não deixe de ler o nosso conteúdo! Vamos lá?
Reutilizar móveis pela pintura
A primeira maneira de reutilizar algum móvel ou objeto decorativo é por meio da pintura. Essa é uma das formas mais versáteis de dar vida e cor a algum ítem da sua casa e transformá-lo em um recurso totalmente novo e chamativo.
Você pode pintar um determinado móvel com uma cor mais viva e vibrante, ou apenas pode dar aquele retoque e deixá-lo com aparência nova.
Nas duas ocasiões, a pintura ainda se mostra como uma forma mais econômica e que proporciona ótimos resultados na restauração de móveis e objetos.
Também há uma variedade de tintas para reutilizar móveis. As mais comuns são as tintas esmalte, mas você pode experimentar as tintas sprays, dentre outras que mais se adequem ao determinado móvel ou objeto decorativo.
Decoupage
A decoupage é outra maneira simples, fácil, e barata de dar um novo visual para um móvel, recurso ou objeto.
Especialmente aqueles itens que precisam de uma estampa ou uma cor a mais, a decoupage é um processo rápido e que promove maior estilo para os moradores!
Basicamente, a decoupage diz respeito ao processo de recortar e colar imagens previamente selecionadas em alguma superfície.
Ela é utilizada em bases de madeira, caixas, bancos, mesas, entre outros. No entanto, Essa técnica não é recomendada em ítens que são mais desgastados, como o piso de concreto ou madeira, por exemplo.
Estofamento
A maioria das pessoas que vivem em casas ou apartamentos possuem uma poltrona ou um sofá que está quase no fim da vida.
Caso esse banco, sofá ou poltrona tenha um tecido de estofamento, você pode reutilizar móveis a partir a troca dessa parte, tornando o móvel mais atual e também mudando a cor para que ele combine com o restante da decoração.
O estofamento pode ser feito de diversas formas. A espuma laminada é um exemplo de item para estofar bancos e poltronas.
Revestimento
Mais uma maneira de reutilizar móveis é com o revestimento. Essa forma pode repaginar e transformar o estilo que o móvel possui, personalizado como você bem desejar.
Além disso, o revestimento é tido como um dos processos mais simples e baratos para reutilizar móveis. Eles podem ser revestidos com o uso de tecidos ou adesivos diversos. O papel contact é um tipo de base para revestimento.
Economize na reutilização e tenha sucesso!
Ao longo do post, vimos que o processo de reutilizar móveis na decoração é mais simples, prático e dinâmico do que parece.
Com esse procedimento, qualquer casa ou apartamento pode ser personalizada de acordo com o estilo dos moradores!
Além disso, é importante ressaltarmos que essas técnicas de reutilização de móveis também podem ser utilizadas em ambientes corporativos, como em indústrias de oxigênio medicinal, por exemplo.
Agora que você já sabe como reutilizar móveis em sua decoração, o que está esperando para aplicar essa técnica e ter sucesso em sua reforma? Gostou do post?
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.