Se as previsões econômicas de 2015 se concretizaram, as empresas sofreram um grande colapso financeiro durante esses anos – e ainda sofrem.
Muitos especialistas acreditam que a crise econômica será longa, podendo até se agravar. Bom, mas independente do que nos aguarda no futuro, o fato é que muitas empresas querem continuar ativas no mercado e conquistar novos clientes, certo?
Claro que diminuir os custos acabam se tornando uma alternativa, mas, muitas empresas acabam reduzindo o seu investimento em marketing. É aí que mora o erro!
Provavelmente você já deve ter ouvido sobre marketing digital. Com certeza te falaram que ele não é uma opção, e sim uma necessidade, certo? Pois é. O marketing digital é, sem dúvidas, um dos melhores investimento que você pode fazer em tempos de crise.
Ao contrário das ações do marketing tradicional, o marketing digital envolve estratégias para envolver os consumidores e conduzir sua marca sobre os meios digitais, além de claro, o custo-benefício.
Por isso, que tal conhecermos a importância do marketing digital e como ele pode ajudar em uma crise econômica? Vamos lá?!
Importância do Marketing Digital
Já que ele está sendo a face do futuro do marketing, e é muito provável que os canais digitais, em um futuro bem próximo, substitua todas as estratégias do marketing tradicional.
É fato que os meios digitais proporcionam mais comodidade, rapidez e comodidade, não é? Podemos demonstrar isso por meio de números: Segundo levantamento realizado pela NZN Intelligence, 74% dos consumidores preferem fazer compras online.
Ou seja, é bem provável que o seu potencial consumidor esteja na internet. Com isso, não resta nenhuma dúvida que os métodos de comunicação e marketing são mais rápidos, versáteis e fáceis nos meios digitais.
Por isso, não é nenhuma surpresa que logo que a tecnologia se tornou acessível, às empresas substituíram os meios físicos pelo mundo virtual.
A parte boa é que as ofertas virtuais, assim como oferecem muitos resultados aos comerciantes, também proporcionam oportunidades novas e experiências incríveis aos consumidores.
Agora que já entendemos as vantagens do marketing digital, vamos ver algumas formas dessas ações na web.
- Sites e conteúdos SEO;
- Blogs;
- Banners na internet;
- Conteúdo de vídeo online;
- Redes sociais;
- E-mail marketing.
Claro, esses meios se intensificam em uma lista imensa, e novas formas de marketing digital são prometidas com o avanço tecnológico, como a internet das coisas e robô industrial.
Afinal, como o marketing digital pode ajudar uma empresa durante a crise?
São inúmeros benefícios que o marketing digital pode proporcionar a uma organização em uma crise econômica. Confira alguns deles:
Disponibilidade
O marketing digital pode ser uma ótima ferramenta para fazer com que sua empresa esteja disponível para o cliente quando ele vai atrás do seu produto. Elaborar ações bem planejadas de presença digital (redes sociais, sites, buscadores, mobile, anúncios, entre outros) garante que sua empresa esteja no radar do seu potencial cliente.
Não pense que a crise interfere no poder de compra do cliente. Sempre terá alguém interessado no seu produto ou serviço e, para alcançar essa pessoa, sua marca precisa estar presente para que o público possa encontrá-la.
Evidenciamento da marca
Essa estratégia ajuda a sua marca ficar em evidência por meio de conteúdos relevantes, com o intuito de informar, entender, ensinar e solucionar problemas.
A criação de conteúdo com uma linguagem clara, adequada e objetiva, auxilia no relacionamento com o cliente, criando uma percepção positiva a respeito da sua marca e tornando possível atrair e fidelizar clientes.
Dados em tempo real
Uma das maiores vantagens das ações promocionais nos meios digitais é que tudo pode ser visto e mensurado em tempo real. Com isso, você é capaz de identificar quais ações geram mais resultados e, consequentemente, mais lucro para a sua empresa.
Além disso, você consegue visualizar ações que não estão gerando o retorno desejado e proporcionar melhorias. E a vantagem? Tudo em tempo real. Sem ter que esperar o pior acontecer e entrar em uma situação irreversível.
Custo-benefício
Você já parou para pensar quanto custa um anúncio nos meios tradicionais, como TV e rádio? Uma simples promoção de pigmentos para plástico, por exemplo, pode ter um investimento milionário e poucos resultados.
As ações de marketing tradicional exigem um investimento tão alto que, principalmente para pequenas empresas, chega a ser proibido. Além disso, essas ações podem ter um retorno não tão bom assim, uma vez que atingem um grande número de pessoas que não se interessam por determinado produto ou serviço.
Os investimentos do marketing digital são bem menores e permite que as ações cheguem até o seu público-alvo de forma mais assertiva, independente do porte da empresa.
O concorrente investe em marketing digital
Se você buscar agora no Google o seu produto ou serviço você vai ver o seu concorrente investindo em marketing digital, mesmo em tempos de crise. Deixando de promover ações digitais, você está facilitando o trabalho dele, perdendo clientes e, com eles, perdendo dinheiro.
Coloque em prática!
Agora que você já sabe a importância e vantagens do marketing digital, é hora de colocar em prática. Nessa etapa, é importante adquirir o máximo de informações sobre os seus clientes pelas redes sociais, pesquisas de mercado, blogs e utilizá-las de forma que agregue valor ao seu negócio.
O trabalho eficaz com dados pode trazer vantagem competitiva, melhora no serviço, desenvolve produtos com base na experiência dos consumidores, reduzir custos desnecessários e gerar novas vendas.
Já imaginou vender fita de led para um grupo que nunca se interessou por esse tipo de produto? Pois é, o marketing digital tem esse poder!
Portanto, o marketing digital não deve ser deixado de lado independente da fase econômica da organização, pois optar por cortar custos com divulgação pode se tornar um grande erro e, impossibilita a marca de se fortalecer no mercado.
E você, tem investido em marketing digital? Já alcançou bons resultados? Conta pra gente sua experiência!
Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.