Se você faz parte da equipe de marketing ou é dono de um negócio, provavelmente já ouviu falar em marketing de atração, não é mesmo?
Se ainda não, saiba que essa estratégia é o que tem garantindo o aumento nas vendas e o alcance de cliente de milhares de empresas ao redor do mundo.
O marketing de atração, por ser cada vez mais utilizado, acabou se tornando parte das estratégias cotidianas da empresa.
Além disso, esse método também promove uma série de benefícios: as empresas podem aplicá-las para aumentar sua visibilidade diante do público e da internet, se tornar uma autoridade no assunto, gerar mais relacionamento e, o mais importante, fechar uma venda com sucesso e otimização.
Você quer saber como pode utilizar o marketing de atração, se destacar diante da concorrência e aumentar as suas chances de vendas? Então não deixe de ler esse post, nós vamos te explicar todos os detalhes!
O que é marketing de atração?
Primeiro de tudo, é importante explicarmos sobre seu conceito, pois muitas pessoas e empresas confundí-lo na hora de aplicar as estratégias em seu cotidiano.
Basicamente, o marketing de atração, também conhecido como Inbound Marketing, se baseia em estratégias criadas para atrair leads, ou potenciais clientes interessados em seus produtos ou serviços.
Essas estratégias normalmente são dadas a partir da criação de um conteúdo exclusivo, direcionado para um determinado público.
Por exemplo, se você é uma empresa que fornece oxigênio medicinal, por exemplo, é essencial que as estratégias de marketing de atração também sejam direcionadas para o público desse produto, ou seja, clínicas médicas e empresas da área da saúde.
O marketing de atração também pode ser utilizado para criar um melhor relacionamento com leads e clientes, além de também aumentar suas chances de converter os leads em consumidores.
Ou seja, todos os tipos de conteúdos, sejam eles onlines, impressos ou repassados de maneira interativa, como workshops, palestras, entre outros, é considerado uma estratégia de marketing de atração.
Atualmente, o marketing de conteúdo é uma das estratégias de marketing atração mais utilizada pelas empresas. Ele se baseia na criação de um conteúdo relevante e abrangente, mas com um intuito de se relacionar, e não de tentar convencer o lead.
Qual a diferença entre o Inbound e o Outbound Marketing?
Outra dúvida muito comum entre as pessoas e empresas é sobre as diferenças do marketing de atração, ou Inbound Marketing, para outra estratégia denominada Outbound Marketing. No entanto, solucionar essa dúvida é bem simples:
O marketing de atração visa implementar estratégias que vão atrair o cliente por meio da criação de conteúdos exclusivos.
Já o Outbound Marketing utiliza estratégias para chegar nos leads de forma ativa, ou seja, por meio de anúncios, campanhas de marketing e todos os métodos que alcancem leads que ainda não possuem conhecimento da sua empresa ou que não a encontraram por conta própria.
Ou seja, o Outbound Marketing utiliza estratégias inversas, procurando alcançar o máximo de clientes possíveis.
Se você fornece lençol de borracha, por exemplo, que já é um produto muito concorrido no mercado, será necessário aplicar estratégias de Outbound Marketing para conseguir chegar até os clientes de maneira mais agressiva.
Por que o marketing de atração pode aumentar as vendas?
Agora que você já sabe sobre o que se trata o marketing de atração, vamos ver abaixo como é possível utilizá-lo para aumentar suas chances de vendas e maximizar seus lucros, por isso, continue nos acompanhando!
1- Gere maior relacionamento com o lead
O marketing de atração não visa apenas atrair um lead, mas sim, ele também promove o maior relacionamento entre os leads e a empresa.
Isso, pois os conteúdos elaborados podem ser informativos e dinâmicos, e muitas pessoas interessadas pelo assunto podem acompanhar sua empresa apenas para se manterem atualizadas.
Além disso, quanto maior for a relevância do conteúdo, mais atenção e interesse os leads terão ao lerem.
2- Otimiza o fluxo de informações
O marketing de atração também facilita e otimiza o fluxo de informações. Isso significa que, se algum lead possuir alguma dúvida sobre a empresa ou sobre seus produtos e serviços, ele pode conseguir encontrar facilmente as informações necessárias por meio dos conteúdos produzidos.
Alguns conteúdos são elaborados justamente para detalhar e divulgar as informações da empresa. Por isso, a burocracia em cada etapa também é diminuída.
3- Sua empresa fica mais visível
Quando mais elaborado e relevante for o conteúdo produzido, também há chances de você ficar entre as primeiras páginas dos mecanismos de busca, como o Google ou Bing, sabia disso?
Isso, pois os algoritmos desses sites de pesquisa reconhecem quando um conteúdo está com informações que agreguem valor ou que são relevantes para um tipo de público.
Dessa forma, quando algum lead procura uma determinada informação relacionada ao produto, os sites de busca, como o Google, posiciona sempre os sites mais relevantes e que possuem o máximo de informações úteis possíveis.
4- Aumenta sua autoridade no assunto
Além de todas essas vantagens, o marketing de atração também deixa sua empresa com mais autoridade no assunto.
Pense que, se você atua com circuito impresso, por exemplo, é possível produzir todos os tipos de conteúdos relacionados ao assunto, e dessa forma, cada vez mais clientes poderão ver sua empresa como uma autoridade.
Consequentemente, no momento em que o lead tiver necessidade dos produtos e serviços que sua empresa fornece, ele certamente irá entrar em contato com você por reconhecer suas atividades por meio dos conteúdos.
Se sua empresa investir corretamente nessas estratégias, como resultado, você pode aumentar as vendas e se desenvolver de forma sustentável no mercado!
Agora que você já sabe tudo sobre o marketing de atração, suas vantagens e como ele pode ser importante para auxiliar no aumento das vendas da sua empresa, o que está esperando para aplicá-lo agora mesmo em seu negócio e obter sucesso?
E aí, gostou do post? Conta pra gente e nos acompanhe nos próximos conteúdos do assunto!
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.
Por Karla Sousa