É muito como, quando se começa a trabalhar como dono do seu próprio negócio ter dúvida em relação ao mundo digital e a melhor plataforma para se ter um bom negócio, principalmente quando se envolve os famosos aplicativos. Uma dúvida é certa: será que toda a empresa precisa desenvolver um aplicativo?
A realidade é que os apps são uma das maneiras mais práticas e eficientes de acesso a internet entre os usuários do mundo todo. Pensa bem: é difícil encontrar uma pessoa hoje em dia que não possua um smartphone e que não viva em aplicativos.
Porém, antes de iniciar e falar um pouco mais sobre a temática é importante que você tenha em mente uma estratégia de posicionamento digital bem definida antes de criar outras táticas de marketing digital.
E se eu te falar que os chamados Millennials estão em massa inseridas na internet? Pois é, pelo menos 90% das pessoas entre 16-34 anos utilizam a internet todos os dias. Dentro desse cenário, eles desenvolvem diversas ações que vão desde pesquisas online, acesso às redes sociais até mesmo jogar e assistir vídeos.
Quando analisamos apenas aqueles que usam a internet para acessar conteúdos relevantes, o número cai para 75% das pessoas. Mas, ainda assim, é um dado bem expressivo, não é mesmo?
Atualmente, inclusive, podemos afirmar que as pessoas utilizam mais a internet via celular do que desktop, por exemplo, tamanha a evolução dos aparelhos. No Brasil, esse número já ultrapassa os 67% da população. E a perspectiva é que continue crescendo.
Pensando nisso, produzimos um artigo para trazer informações relevantes sobre como investir em site ou aplicativo de forma segura e correta. Vamos nessa?
Saiba um pouco mais sobre a experiência Mobile
A realidade é que, atualmente, em um mundo repleto de tecnologias e inovações, a gente precisa criar um ambiente onde nossos clientes se sintam confortáveis e que possam interagir com a empresa por meio do smartphone.
Vamos lá: a gente sabe muito bem que as pessoas são impulsivas e que quando têm uma ideia já querem colocá-las em prática. Mas vamos com muita calma. Antes de decidir realizar um app para sua empresa de lona de caminhão, pense, antes de mais nada, na utilidade deste aplicativo para os clientes.
Quando falamos sobre a experiência mobile é fundamental levar em consideração os objetivos e motivações de uso de algum aplicativo ou website. É simples: só abre o seu celular e veja quais são os aplicativos que tem baixados.
A realidade é que os principais apps baixados no Brasil são voltados a interação humana e redes sociais, como Facebook, Whatsapp e Instagram. E seu aplicativo? Qual seria a finalidade? Ele seria tão interessante quanto conversar com amigos e família, navegar entre o feed de publicações de outros amigos ou descobrir novos conteúdos?
Não vamos ser iludidos né? Qual a probabilidade de uma pessoa baixar algum aplicativo que não tem nenhuma utilidade aparente? É quase nula. Por este motivo é fundamental deixar bem claro qual a usabilidade do app que deseja para sua empresa de envelope de segurança.
Mas fica tranquilo, apesar de parecer tudo muito complexo e parecer que a melhor ideia seja não criar um app, essa não é a realidade. É fundamental que você analise o mercado e as tendências. Se todos estão criando um aplicativo, talvez você precise criar um também, não é?
Você sabe quando deve criar um aplicativo?
A verdade é que não tem segredo: você precisa criar um aplicativo a partir do momento que tenha uma ideia boa o suficiente que coloque o app como algo com uma utilidade considerável. Não adianta criar algo por criar e não dar uma função adicional para ela. Vai cair em desuso e ficará esquecida.
Pensa comigo em um exemplo bem claro sobre isso: atualmente, os apps de bancos hoje em dia oferecem benefícios e recursos que facilitam a vida de seus clientes como saques sem cartão, retirada de senhas, leitores de código de barras para pagamentos online, entre outros. Muito prático e funcional não é mesmo? Pois é, otimizar o tempo do cliente e melhorar seu dia a dia.
Você deve estar pensando: mas esses recursos também podem ser encontrado via site. Sim, podem. Mas não é sempre que temos um computador ao nosso alcance para utilizarmos né? O celular já fica na nossa mão quase que 24 horas por dia.
Agora, em caso de sua empresa já possuir um site completo e eficiente, talvez não precise de um aplicativo, entende? É muito comum que algumas empresas criem aplicativos que são praticamente a mesma coisa que o site da empresa de galvanização a fogo.
É claro que eles são mais úteis e práticos do que um site comum, principalmente quando se trata de organização de conteúdo, mas o cliente só vai se interessar se for apresentado uma funcionalidade extra, entende?