Você sabe como funciona o Piscinão de Ramos? Se não, fique despreocupado: a maioria das pessoas não sabe. Por isso, é tão comum ver alguns mitos e outros tipos de situações sobre a praia artificial se propagarem por aí. Afinal de contas, o que é desconhecido acaba sendo terreno fértil para a especulação, que nem sempre corresponde com a verdade. No entanto, quando aprendemos mais sobre um assunto, passamos a compreender melhor o seu funcionamento e como ele pode trazer benefícios para nossas vidas.
O Piscinão de Ramos é uma praia artificial fundada em 2001 e que, portanto, completará em breve 20 anos de funcionamento. De lá para cá, teve altos e baixos, mas sempre atendeu bem a população do Complexo da Maré – um dos maiores conjuntos de favelas do mundo. São mais de 130 mil habitantes por lá, e, diante disso, não dá para negar a sua importância histórica.
Quer saber mais sobre como funciona o Piscinão de Ramos? Então siga a leitura do artigo abaixo!
Como funciona o Piscinão de Ramos
O Piscinão de Ramos é famoso por sua praia artificial, mas na verdade é composto por um parque ambiental enorme, com várias estruturas de bem-estar e saúde para os moradores do Complexo da Maré que podem visitar o espaço diariamente.
O Parque Ambiental da Praia de Ramos Carlos de Oliveira Dicró (o Piscinão tem esse nome completo em homenagem ao mestre do samba Dicró, que foi um dos grandes promotores do Piscinão durante sua construção e inauguração) conta com uma estrutura de esporte e lazer bem completa. Para começar, há um campo de futebol disponível para os usuários, com direito à arquibancada para 500 pessoas e vestiário para os times. Era nesse campo, por exemplo, que jogava o meia Allan, hoje no Everton da Inglaterra e presença comum nas convocações da Seleção Brasileira.
Além do campo, há também duas quadras poliesportivas, uma delas de areia, para a prática de vários esportes diferentes por parte da população que utiliza o espaço. Isso sem falar, claro, na academia ao ar livre para a Terceira Idade, com equipamentos feitos para ginástica e combate ao sedentarismo.
O grande atrativo do espaço, no entanto, é o Piscinão em si. A praia artificial tem mais de 24 mil metros quadrados e conta com capacidade para mais de 30 milhões de litros de água. Essa capacidade serve para atender dezenas de milhares de usuários frequentemente.
Além disso, vale mencionar que o Piscinão de Ramos é a única praia artificial do mundo com fundo de areia. Na prática, isso significa que o Piscinão, por ter um fundo de areia, permite uma recriação mais fiel de uma praia. Todas as outras praias artificiais contam com outro material no fundo.
Como é o sistema de limpeza da água?
O Piscinão pode ter esse fundo de areia porque conta com um recurso muito interessante na limpeza da água. Normalmente, as praias artificiais usam um sistema de limpeza que envolve a filtragem da água. No entanto, as partículas de areia vão junto quando é feita essa limpeza, o que impede que o fundo da estrutura seja desse material. Afinal, a cada ciclo de limpeza, a piscina iria se desfazer.
No Piscinão de Ramos, no entanto, as coisas não funcionam assim. Na verdade, a água não é “puxada”, o que permite que o fundo seja de areia normalmente.
A limpeza da água do Piscinão é feita em dois ciclos. O primeiro acontece de maneira constante. Nele, a água vem suja da Baía de Guanabara e recebe um tratamento de flotação. Nesse tratamento, os resíduos sólidos e flocos de sujeira flutuam para a superfície e formam um lodo que é retirado pelo sistema. Depois disso, a água fica ainda contaminada, mas sem nenhum resíduo sólido. Para ser desinfetada, ela recebe uma dosagem de cloro e então fica pronta para o uso no Piscinão.
Lá no Piscinão, existem vários pontos de tratamento que soltam cloro para manter a água limpa e livre de qualquer micro-organismo. Eventualmente, a água volta para o sistema de tratamento, onde o cloro é evaporado e ela retorna limpa para a Baía de Guanabara.
Já o segundo ciclo acontece em intervalos maiores, normalmente a cada dois anos. Ele consiste em esvaziar totalmente o Piscinão de Ramos para fazer uma limpeza completa no fundo, removendo qualquer sujeira que esteja ali, limpando a lona que serve de proteção embaixo da areia e garantindo uma área totalmente limpa.
Uma limpeza dessas foi feita recentemente, durante a pandemia do novo coronavírus, o que garante a qualidade da água do Piscinão pelos próximos anos. Inclusive, a cantora Anitta aproveitou a oportunidade para gravar o clipe Girl from Rio por lá!
Agora que você já sabe como funciona o Piscinão de Ramos, é hora de colocar esse conhecimento em prática na próxima vez que você for visitar o espaço, sabendo que poderá curtir as outras estruturas locais, além de poder celebrar o fato de estar na única praia artificial do mundo com fundo de areia. Além disso, saberá que a qualidade da água por lá é excelente, ao contrário do que se acredita popularmente.
E aí, gostou do conteúdo? Então compartilhe-o para que mais pessoas conheçam o Piscinão de Ramos!