Para que uma empresa visualmente se destaque é preciso apostar na personalização, no cuidado em demonstrar por meio de elementos visuais, a sua identidade. Seja por meio de adesivos para empresas personalizados, letreiros para a fachada, entre outros recursos, é fundamental investir na harmônica comunicação de uma marca.
É fundamental que todo o projeto de comunicação visual de uma marca seja desenvolvido por uma equipe experiente e talentosa, é o que acredita Ralph Chezzi, engenheiro civil e responsável pela Bump, uma das empresas mais importantes do segmento da comunicação visual no Brasil:
“No processo de desenvolvimento da comunicação visual de uma marca, leva-se em conta uma série de aspectos como a identidade da empresa, quais cores são mais adequadas para comunicar a sua marca, quais elementos visuais são fundamentais para o reconhecimento do público, etc.”.
Um ponto fundamental a se esclarecer é que existe uma diferença entre a fachada e o letreiro de um estabelecimento.
Compõe a fachada: a porta, as paredes da casa ou do edifício, a decoração externa e demais detalhes como é o caso do letreiro.
“O letreiro é o elemento da comunicação visual que expõe o nome do local ou até mesmo o slogan e descrição dos serviços oferecidos. Precisa estar de acordo com a comunicação visual da empresa e ser coerente a todo o projeto de comunicação visual da marca”, explica Chezzi.
Escolha dos materiais mais adequados para a fachada dos estabelecimentos
A beleza e o resultado devem ser impecáveis, para isso, a escolha dos tipos de materiais para letreiros em fachadas é fundamental. Chezzi esclarece que para compor o logotipo, a letra deve ser em chapa de aço inox polida com iluminação através de LEDs. No momento da instalação, a fixação deve ser feita com pinos de aço.
“Todo o material que precisa compor a fachada dos estabelecimentos precisa ser resistente às ações do ambiente como chuva, raios U.V do sol, neblina, etc. Para isso, precisa ser composto por chapa de aço inox ou aço galvanizado, acrílico ou PVC”, salienta Chezzi.
Além disso, para a durabilidade, o material precisa receber tratamento com “wash primer”, que ajuda na melhor aderência da tinta e pintura automotiva.
“Não é aconselhado letreiros revestidos com vinil ou impressão, pois os raios U.V. do sol, por exemplo, podem desbotar a cor original, comprometendo o aspecto e durabilidade do material”, alerta o especialista.
Exemplos de materiais para letreiros
Tomados todos os cuidados na escolha dos letreiros para a fachada, é o momento de se inspirar nos projetos mais sofisticados e inovadores quando o assunto é unir beleza e qualidade.
Projeto fachada Engetec – Newrest (Galeão)
Esse projeto foi executado pela Bump Comunicação Visual na filial do aeroporto Galeão – Rio de Janeiro. A empresa é uma das líderes global na área de alimentação para aviões.
A letra caixa foi desenvolvida em chapa de aço galvanizado com pintura automotiva, a parte frontal das letras foi projetada em acrílico translúcido para uma perfeita iluminação interna por LED’s.
“Nesse projeto, executamos uma estrutura auxiliar na base, com barra chata de aço. Esse tipo de letreiro é uma opção quando não é possível utilizar a fachada para a fixação. O logo foi instalado como se estivesse na posição em pé, as letras foram fixadas na barra por meio de solda e posteriormente a estrutura base com Parabolt foi chumbada. Esse é um procedimento indicado para ser fixado em cima de alguma portaria/marquise ou laje”, explica Chezzi.
O letreiro interno desse projeto foi desenvolvido com letra caixa de caixa em chapa de aço inox polido com iluminação indireta (ou seja, a luz é projetada no sentido da parede).
Projeto fachada Robertet em paceria com a Athie Wohnrath
A Robertet é uma empresa francesa de fragrâncias, fundada em 1850. A Bump foi responsável pela execução das placas internas, letreiros e totens.
Os totens instalados são estruturados em tubular de aço, revestidos em chapa de ACM 3mm, com pintura automotiva e textos em vinil autoadesivo refletivo.
As placas foram desenvolvidas em chapa de alumínio natural 1,5mm com vinil branco com impressão digital e laminação vinil transparente fosco (para maior durabilidade e facilidade na higienização).
O letreiro para a fachada foi desenvolvido em letra caixa em chapa de aço galvanizado com pintura automotiva e fixação com pinos de aço na fachada.
Projeto fachada Human Health
Esse foi um trabalho desenvolvido para um empreendimento do Human Clinic, rede voltada à estética para público A. Foram executadas as placas internas, logo da recepção e logo externo.
Placas Internas: Chapa de ACM 3mm dobrada em vinco com pintura automotiva preta com sobreposição em chapa de alumínio pintada de prata com textos em impressão direta U.V.
Logo interno (home vitruviano preto) foi desenvolvido com letra caixa em chapa de acrílico 10mm com pintura automotiva preta
Logo externo foi projetado com letra caixa em chapa de aço inox polido com iluminação indireta por LED’s.
Execução precisa se aproximar ao máximo dos objetivos do projeto
É fundamental que as empresas que desenvolvem projetos (Arquitetura, Design, entre outras áreas), contem com empresas especializadas, que consigam executar o projeto com o máximo de proximidade dos objetivos propostos e que tenha cuidados na escolha do letreiro para a fachada.
“Os letreiros para a fachada são elementos visuais fundamentais porque representam literalmente a porta de entrada do estabelecimento/marca, é importante que sejam instalados por equipe especialista, que conte com os melhores materiais disponíveis no mercado e técnicas inovadoras de instalação”, conclui o especialista.
Por Daiana Barasa