O sonho de todo gestor é aumentar a produtividade da equipe e alavancar o número de vendas, não é mesmo? Mas, para isso acontecer, é preciso inverter a chavinha. Consegue imaginar o que isso significa?
Geralmente, os empreendedores desenvolvem as suas estratégias apenas com foco no cliente. É nesse momento que eles pecam. Afinal, como gerar o melhor resultado externo sem investir na produtividade dos funcionários?
Por isso, a cada dia, as empresas vêm percebendo a necessidade de implementar estratégias de endomarketing dentro da organização.
O conceito tem ganhado cada vez mais espaço no mundo corporativo, até porque, se uma empresa deseja se destacar em um cenário competitivo, é preciso implementar estratégias que a diferencie da concorrência.
Afinal, o que é endomarketing?
Endomarketing é o conjunto de estratégias empresariais voltadas para ações internas da organização. Pode ser chamado de marketing interno e visa o desenvolvimento, a capacitação e a satisfação dos colaboradores.
Além disso, o endomarketing é uma ótima estratégia para diminuir a rotatividade da equipe e melhorar a imagem da organização perante ao colaborador. Afinal, uma vez que a equipe se sente motivada com o seu ambiente de trabalho, logo ela passa a produzir melhor.
Por exemplo: vamos imaginar os profissionais que trabalham com para raio. Quanto mais motivados com a empresa estiverem, eles tendem a falar mais sobre as vantagens e benefícios que a organização proporciona.
Isso faz com que as pessoas passem a ter uma imagem diferente daquele empreendimento: começam a enxergar a empresa como algo mais descontraído e humano do negócio, desenvolvendo um sentimento de ‘’apreciação’’ por parte do indivíduo
Qual a importância do endomarketing?
Uma estratégia interna bem elaborada, beneficia a empresa de diversas formas, em vários níveis e em todas as áreas.
Para se ter idéia, empresas que trabalham com 60 e 70% dos colaboradores engajados possuem uma média de 24% de retorno.
O descontentamento por parte da equipe custa, em média, 59 bilhões de euros anual para a economia do Reino Unido. Isso sobressai o valor do PIB de Portugal, Dinamarca, Israel e Cingapura.
Colaboradores mais engajados com a empresa atingem sua performance 25% a mais do que os funcionários desengajados.
Além do mais, se uma empresa entra para a lista da Fortune das 100 melhores empresas para atuar, é possível que ocorra um aumento de 1.6% de retorno sobre ativos (ROI). Segundo o nosso amigo Google, isso equivale a 14 bilhões de dólares.
Nesse sentido, não podemos pensar só na entrada do fluxo. Afinal, a saída do dinheiro também é fundamental. Com isso, substituir uma pessoa, custa entre 125 e 400% do salário anual.
Ou seja, com esse cenário, é imprescindível manter um engajamento com endomarketing para gerar mais pessoas talentosas dentro da empresa.
Vantagens do endomarketing
Antes de pensar em qualquer ação voltada a essa estratégia, é preciso analisar as reais vantagens que ela proporciona. Ficou curioso? Acompanhe!
1. Colaboradores mais motivados
O endomarketing atua diretamente na motivação dos colaboradores. Isso acontece pois a empresa proporciona liberdade para os funcionários relatarem as suas insatisfações, dores e necessidades. Além disso, é uma ótima ferramenta para ouvir ideias e melhorias que a equipe tem e oferecer.
As ideias podem envolver melhora no processo produtivo, nas ações de marketing e até, a instalação de um pergolado de madeira com deckpara proporcionar um cantinho de descanso para a equipe.
A motivação dos funcionários aumenta significativamente a partir do momento que a organização zela pelo seu bem-estar e se preocupa com a qualidade de trabalho.
2. Aumento da produtividade
Assim como a motivação, o aumento da produtividade também se torna uma realidade com as estratégias de endomarketing.
Quando os funcionários se sentem motivados e valorizados com o ambiente de trabalho, eles tendem a executar suas atividades de forma mais efetiva, garantindo os melhores resultados para a organização.
3. Redução da rotatividade da equipe
Novamente a motivação está ligada a um benefício do endomarketing. Quando o funcionário está satisfeito com o ambiente de trabalho, certamente a rotatividade da equipe tende a diminuir.
Ao entender que está inserido em um ambiente de trabalho que valoriza a sua satisfação e o seu bem-estar, não apresenta vontade em deixar a empresa.
4. Colaboradores leais a empresa
Nesse momento, é preciso praticar a famosa empatia. Então, coloque-se no lugar do colaborador: você se sentiria mais à vontade em uma empresa que se preocupa com o seu bem-estar às atividades que executa no dia a dia.
Isso atua diretamente na lealdade do funcionário e o compromisso que ele desenvolve com a empresa.
Além do mais, essa lealdade pode interferir até no âmbito de vendas da organização. Imagine a seguinte situação: o colaborador produz lona de caminhão, por exemplo. Se ele for leal a empresa, qual a probabilidade dele indicar o produto aos colegas? Enorme, não é?
Como implementar o endomarketing?
Bom, depois de toda essa contextualização, que tal colocarmos o endomarketing em prática? O primeiro passo, é implementar uma ferramenta efetiva de comunicação. Pode parecer besteira, mas muitas empresas não desenvolvem um bom relacionamento com o colaborador.
Para isso, é importante analisar o perfil dos funcionários, para que você possa identificar o meio que irá utilizar para chegar até eles. E-mails semanais, jornais impressos, informativos, murais, WhatsApp, entre outros.
Ainda falando sobre a tal da motivação, nada melhor que desenvolver isso em alguém acreditando nela. Por isso, apoie, valorize e motive os seus colaboradores a buscarem conhecimento profissional.
Afinal, quanto maior o cenário de conhecimento da equipe, maior a criatividade para resolver conflitos diários.
Outro aspecto importante é aderir a políticas de integração. Ou seja, quanto maior os colaboradores estiverem da organização, mais eles vão vestir a camisa e, ainda, entender o real significado pelo qual estão trabalhando.
Além do mais, outra forma de integrar os funcionários e fazer com que eles pratiquem atividades que têm em comum, como um curso de línguas ou algum esporte.
Portanto, é importante pensar em um serviço de beneficiação. Atualmente, muitas empresas estão adotando medidas para beneficiar os colaboradores. Para isso, você pode oferecer academias, alimentação saudável, cursos a distância ou presencial, cupons de desconto em lojas ou serviços de saúde.
A estratégia mais valiosa do endomarketing, certamente é o elogio e a gratidão. Por isso, reconheça o funcionário, incentive, rasgue elogios e logo isso se tornará um hábito, e você terá um ambiente mais motivo e agradável para trabalhar.
Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.