A tecnologia já mudou totalmente a forma que as empresas vendem e fornecem seus produtos e serviços.
Um exemplo de mudança tecnológica foi o aumento do uso de smartphone e tablets para realizar compras.
Além disso, a expansão dos meis online também foi um dos principais responsáveis por impulsionar as mudanças nas formas de consumo.
E por essa razão, para que uma empresa consiga aumentar as suas vendas e maximizar seus lucros, também é necessário criar estratégias diferenciadas e apostar no uso das novas ferramentas e nos avanços tecnológicos.
Hoje em dia, uma empresa que não usa a tecnologia pode perder vantagem para a sua concorrência e não se desenvolver de maneira sustentável no mercado!
E isso vale para todos os segmentos, seja um comério, escritório de advocacia, ou uma indústria de placas de sinalização, por exemplo. Quer saber como se destacar? Então continue nos acompanhando!
1- Tecnologia de interação com os clientes
Uma das estratégias tecnológicas mais eficazes e inovadoras são as ferramentas que otimizam a comunicação com os potenciais clientes (leads) e consumidores.
Afinal, nos dias de hoje, os clientes estão mais interessados em ter uma boa experiência, do que propriamente observar a qualidade dos produtos e serviços.
Um estudo levantado pela Salesforce em 15 países comprovou que 80% dos clientes levam mais em consideração a experiência e o atendimento, do que a qualidade dos produtos e serviços em sí.
E para que seja possível obter uma melhor comunicação e atendimento, uma das possibilidades da tecnologia é apostar em ferramentas, como o Chatbot, redes sociais, aplicativos, sites, fóruns, e até mesmo utilizar estratégias como o marketing de conteúdo.
Se você tem uma empresa que vende fita de led, por exemplo, essas ferramentas de comunicação podem impulsionar de forma expressiva a jornada de compra do lead, e fazer com que sua empresa aumente seus lucros.
2- Tecnologia de automação de marketing
Outra tecnologia que surgiu para auxiliar os empreendedores e profissionais de marketing foram as plataformas de automação de marketing.
Por sua vez, a automação de marketing se trata de uma plataforma com um conjunto de ferramentas de marketing. Essas ferramentas têm como finalidade atrair novos clientes, se relacionar e também maximizar as vendas.
A vantagem das plataformas de automação é que, diversas estratégias manuais de marketing digital são otimizadas, ou seja, a partir delas, o gestor consegue economizar mais tempo, dinheiro e ainda ter um retorno mais sólido e claro.
Ou seja, ao invés de realizar estratégias de marketing digital de maneira manual, as plataformas de automação oferecem a oportunidade de automatizar todos os processos e estratégias de marketing.
2- Controle de resultados
Mais uma oportunidade da tecnologia é poder realizar um monitoramento eficiente e garantir que as estratégias estão sendo aplicadas da maneira correta.
Com um sistema de monitoramento, é possível saber se as ações realmente estão se mostrando eficientes e, quando não forem, o gestor consegue ter mais clareza se deve trocar de estratégias ou alterar os processos.
Se você tem uma empresa de alpinismo industrial, por exemplo, e deseja elaborar estratégias novas, as ferramentas de controle de resultados são uma excelente alternativa!
Por fim, utilizando cada uma dessas dicas, seu negócio pode maximizar as chances de vendas, se destacar da concorrência, se posicionar no mercado e ainda se desenvolver de maneira sustentável!
Agora que você já sabe tudo sobre como a tecnologia pode alavancar as suas vendas, o que você acha de aplicar essas dicas e obter sucesso em sua jornada? E aí, gostou do nosso conteúdo? Conta pra gente!
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.