Se você está lendo esse post, provavelmente já ouviu falar sobre o termo “chatbot” em alguma matéria ou programa de televisão, não é mesmo?
Afinal de contas, essas novas ferramentas estão chegando no mercado a todo vapor. Muitas pessoas até mesmo acreditam que eles irão causar uma revolução impactante no setor de comunicação daqui a alguns anos.
No entanto, essa ideia surgiu desde a década de 60, por meio do chatbot ELIZA. A partir daí, muitas empresas começaram a seguir o padrão de estratégias para se comunicar com seus clientes pela internet.
Só nos últimos anos os chatbots estão se tornando mais populares e utilizados pelas empresas do mundo todo, pois estão melhorando cada vez mais o fluxo de mensagens variadas e a automatização desse sistema.
Mas vamos falar mais sobre esse assunto curioso ao longo do post. Quer saber o que o termo significa, quais as suas vantagens e porquê você deve aplicá-lo em sua empresa? Então não deixe de ler esse post!
O que é um chatbot?
Basicamente, o chatbot é um sistema onde são adicionadas mensagens programadas, com a finalidade de solucionar dúvidas e interagir com leads (potenciais clientes) e consumidores.
Você já ligou para seu banco e, no início do atendimento, um agente virtual programado te atendeu com uma voz artificial? Se sua resposta for “sim”, então aquilo foi um chatbot.
De uma maneira mais simples, o chatbot é um robô que realiza atendimento aos leads e clientes, de maneira que a empresa não precise necessariamente de um consultor de comunicação para solucionar as determinadas dúvidas.
Se você atua em uma estação de tratamento de água, por exemplo, muitas pessoas podem ter dúvidas e entrar em contato com sua empresa para terem informações. Nessas horas, os chatbots são uma ótima opção de investimento!
Eles vão interagir com os clientes desde os assuntos mais simplórios, até os mais complexos. Mas isso também vai depender da funcionalidade e qualidade do software, custo de programação e manutenção, entre outros.
Os chatbots irão substituir os outros meios de
comunicação?
Como dissemos no início do post, é muito comum muitas pessoas se assustarem diante de uma possível “revolução” no setor de comunicação com o cliente. Afinal, está claro que esses dispositivos estão em crescente crescimento.
Ainda mais depois da pesquisa realizada pela Gartner Institute, que afirmou que 72% das interações entre cliente e empresa serão conduzidas por chatbots, entre outros mecanismos robotizados, até 2022.
Mas até o momento, os chatbots não são capazes de substituir um agente de comunicação. Isso, pois a programação ainda não implementou algum método tão eficiente para solucionar todas as dúvidas possíveis e interagir de forma tão natural.
Se a dúvida de um cliente for muito complexa e envolve questões de ouvidoria e reclamações, ainda é essencial que um profissional qualificado esteja presente na empresa para prestar o melhor atendimento possível. No entanto, não podemos dizer nada sobre o futuro.
Qual a diferença entre o chatbot e o assistente
virtual?
Ainda que os chatbots sejam uma excelente opção para as empresas nos dias de hoje, há outra tecnologia que também é muito efetiva e que gera inúmeros resultados para os negócios. Eles são os assistentes e agentes virtuais!
Por sua vez, um assistente virtual realiza a mesma função que um chatbot, que é interagir e solucionar dúvidas.
No entanto, a diferença é que se trata de uma pessoa e não de um robô. O resultado disso são mensagens altamente personalizadas e mais otimizadas, para que os clientes não permaneçam com nenhuma dúvida.
Se você tem uma indústria de domus para telhado, por exemplo, e quer investir em uma boa comunicação, os assistentes virtuais podem até mesmo trabalhar por meio de home office. Isso ficará a critério do melhor acordo entre a empresa e o profissional contratado.
Quais as vantagens do chatbots?
Agora que já entendemos sobre os chatbots e suas características, vamos ver abaixo quais são as maiores vantagens e porquê você deve aplicá-los em sua empresa, por isso, continue lendo!
Redução dos custos
A primeira vantagem que os chatbots oferecem é, sem dúvidas, a redução dos custos em comunicação.
Apesar de um chatbot não poder substituir um consultor de informações e ainda ter um custo de fabricação e manutenção, eles ainda se mostram mais rentáveis do que outras estratégias de comunicação.
Isso, pois após a fabricação e implantação desse sistema em seu site ou aplicativo, eles funcionarão por tempo ilimitado, ou até que você realize outras manutenções.
Otimização do fluxo de vendas
O fluxo de vendas diz respeito às etapas de venda de um lead, que é desde o primeiro contato com a empresa, até a finalização da compra de um produto ou serviço.
No entanto, o fluxo de vendas costumam ser complexos, pois o lead sempre possui diversas dúvidas sobre o que a empresa oferece.
Uma empresa que fabrica placas de sinalização, por exemplo, precisa sempre detalhar e especificar cada um dos produtos oferecidos, por se tratar de um segmento que causa muitas dúvidas.
Por isso, com o uso do chatbot, a empresa consegue programar todas as informações necessárias e, dessa forma, a organização terá mais chances de vender!
Mais reconhecimento
A próxima vantagem do chatbot é que a empresa pode se tornar mais reconhecida no mercado, pois no fim das contas, a boa experiência dos leads é o que vai diferenciar o seu negócio da concorrência!
O chatbot, se bem programado e implementado, pode aumentar o nível de qualidade do atendimento e ainda manter um ótimo relacionamento com os leads e consumidores.
Por fim, eles podem trazer uma série de benefícios e fazer com que sua empresa tenha diferenciais competitivos e se destaque diante da concorrência.
Agora que você já sabe tudo sobre os chatbots, o que você acha de aplicá-lo em sua empresa?
E aí, você gostou do post? Deixe um comentário e acompanhe nossa plataforma para saber sobre os próximos conteúdos do assunto! Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.