Mesmo após anunciarem seus planos na área de veículos elétricos (EVs), fica claro que para as duas principais montadoras dos Estados Unidos, a Ford e a GM, um futuro dominado por esse tipo de automóvel pode não estar tão próximo assim, já que o investimento nessa tecnologia tem dividido espaço com outros projetos nas empresas.
A análise, feita pela agência de notícias britânica Reuters, mostrou que, em 2026, as duas maiores montadoras americanas fabricarão, juntas, mais de 5 milhões de SUVs e picapes, mas somente 320 mil carros elétricos. O total de EVs previsto para 2026 representará cerca de 5% da produção de veículos na América do Norte, mas ainda é menos do que a Tesla produziu em 2019 (367.500 carros).
Apesar do baixo número, as duas empresas têm alguns planos em mente para os veículos elétricos. A Ford anunciou no início de 2020 que irá lançar o Mustang Mach-E, um carro de estilo esportivo que é movido à bateria, assim como uma versão totalmente elétrica da picape campeã de vendas da empresa, a F-150. Já a GM revelou um de seus futuros carros elétricos, o Cruise Origin, um ônibus autônomo, além de outras informações acerca de veículos elétricos das marcas Cadillac, Buick, Chevrolet e GMC – há uma tendência em eletrificar grandes modelos já famosos.
Ainda assim, o foco segue sendo na produção de utilitários esportivos, o que segue a tendência dos próprios compradores, já que estima-se que as vendas de SUVs e picapes irão subir de 82% para 87% até 2026. A estratégia é investir em automóveis com alta demanda, permitindo maiores margens de lucro e mais dinheiro para investir na transição para os carros elétricos.
Para quem quer adquirir um carro novo ou usado, existem alternativas além de procurar o veículo em uma concessionária. Entre as alternativas para conseguir o automóvel dos sonhos, é possível entrar em contato com vendedores particulares, por meio de sites de vendas, ou até entrar em um leilão. Em um leilão Ford, por exemplo, é possível encontrar modelos com valor acessível, gerando um ótimo custo-benefício para o comprador.
No Brasil, a presença de automóveis elétricos ainda não é tão expansiva. Aqui, o preço dos carros elétricos é considerado um dos mais altos do mundo, de acordo com pesquisa realizada pelo Compare the Market. O ranking de comparação avaliou o preço do carro Nissan Leaf em 49 países, com o Brasil na 43ª posição.
Por Alice Bachiega