Dentre os diversos itens de roupas fitness disponíveis no mercado, o top é um dos mais comentados. Não é para menos: além de ser um fator de estilo na hora do exercício, a peça oferece o suporte necessário para prevenir lesões na mama e evitar o aumento de flacidez no seio a longo prazo. Portanto, tops falam tanto de moda, quanto de saúde.
Nesse cenário, muitas mulheres acreditam que estampas criativas e cortes diferentes são bem-vindos, porém o bojo é um componente que não deve entrar na peça – já que poderia comprometer o funcionamento do item como um todo. Porém, isso não é uma regra.
Para pessoas que se sentem inseguras em relação ao tamanho dos seios ou apenas preferem a aparência das mamas com o auxílio do enchimento, é possível apostar em tops fitness com bojo e manter a saúde e o bem-estar durante a prática da atividade. Para isso, é preciso se atentar a alguns fatores como intensidade do exercício, tamanho e tecido do top.
Foco nos detalhes do top fitness
Para inserir o bojo no top fitness, alguns detalhes devem ser analisados. Um aspecto importante é verificar se a peça possui bojos removíveis, principalmente se a pessoa ainda não estiver acostumada com o aviamento. Assim, será possível alterar o detalhe com praticidade.
Outro fator que merece atenção é o tecido e o material utilizados tanto no top quanto no próprio bojo. Por criar mais uma camada na roupa, o artifício pode prejudicar a respiração da pele, causando o aumento da temperatura corporal durante o exercício e intensificando o risco de alergias e lesões cutâneas.
Nesse caso, é essencial priorizar peças com poliamida – que absorve o suor e possui textura suave – e poliéster – resistente e de longa durabilidade. Além disso, uma quantidade mínima de elastano é essencial para possibilitar a elasticidade, a fim de não impedir os movimentos do corpo. Já para o forro, tecidos totalmente feitos por poliamidas podem potencializar o conforto e garantir o frescor.
Escolha do tamanho apropriado
O caimento adequado é um dos componentes mais importantes na hora de garantir bem-estar durante o exercício. Para auxiliar nesse ponto, algumas marcas produzem peças com modelagens anatômicas, que facilitam a adaptação do item ao corpo, ajustando, principalmente, as alças aos ombros e as taças do sutiã aos seios.
Mesmo assim, é essencial optar pelo manequim apropriado. É válido comparar medidas da própria silhueta com a tabela de valores de cada marca, uma vez que os tamanhos P, M e G são diferentes entre fornecedores. Para isso, é preciso ter em mente a circunferência do busto – usando como referência a altura dos mamilos – e do tórax – região logo abaixo dos seios.
Atenção ao tipo de exercício
Caso a pessoa não esteja acostumada a utilizar tops fitness com bojo durante o exercício, é preciso testar diferentes peças, a fim de encontrar a que melhor se encaixe ao contexto. Para isso, a dica principal é ter atenção ao tipo de atividade.
Utilizar o item em práticas mais intensas – como corrida, boxe e crossfit -, durante o período de teste pode ser arriscado, uma vez que o bojo inicialmente pode incomodar, caso a peça não esteja adequada. Assim, indica-se fazer a adaptação com atividades de baixa a média intensidade – como caminhadas, ciclismo e musculação leve.
Ao sentir que o top está confortável, a pessoa pode, ao longo do tempo, inserir o item em outros contextos, de exercícios mais pesados.
Por Rodolfo Milone