Quando falamos em biodiversidade, automaticamente nos lembramos do nosso país. Afinal, 20% de todas as espécies conhecidas no mundo são oriundas do Brasil.
No entanto, os assuntos sobre biodiversidade estão cada vez mais se tornando constantes no mundo, pois o aumento populacional provocou, ao longo do tempo, a diminuição natural de outras espécies existentes no mundo.
Devido a isso, hoje em dia é possível encontrar diversas leis de preservação a biodiversidade, especialmente no Brasil. Porém, é claro que isso ainda não é o suficiente para garantir que as outras espécies tenham suas chances de sobrevivência a longo prazo.
Outros fatores também podem ser extremamente prejudiciais para as vidas existentes na terra, e por isso, cabe a cada uma das pessoas e empresas tomarem as melhores providências para serem mais sustentáveis e preservar a biodiversidade.
Pensando nisso, nós elaboramos esse conteúdo para te explicar todos os detalhes sobre a biodiversidade e também te mostrar quais são os principais fatores que podem impactar em sua diminuição. Quer saber mais sobre isso? Então não deixe de ler nosso post! Vamos lá?
O que é a biodiversidade?
De forma básica, a biodiversidade diz respeito ao conjunto de todas as criaturas vivas e existentes no planeta terra.
O seu conceito surgiu pela década de 1980, com a finalidade de se referir ao número de todas as espécies e seres que vivem ao redor do mundo, incluindo também vegetais, animais, microorganismos, entre outros.
Ou seja, todos os seres com a capacidade de raciocinar e com vida própria faz parte da biodiversidade.
No entanto, uma das maiores preocupações sobre a biodiversidade é que, várias espécies do mundo já foram extintas ou mortas devido às ações humanas.
Empresas de diversos segmentos, especialmente do ramo industrial, como empresas que fabricam etiqueta de segurança, por exemplo, também são responsáveis pela diminuição da biodiversidade.
O que acarreta na perda da biodiversidade
Agora que você já sabe sobre o que é a biodiversidade, vamos mostrar agora quais são os principais fatores que a diminuem, por essa razão, continue nos acompanhando!
Poluição
A poluição é uma das principais causas que impactam negativamente a biodiversidade. Ela é causada por agentes poluentes e contaminam o solo, água e também a atmosfera.
Imagine que uma empresa que trabalha com projeto de spda tenha diversos resíduos e acabe jogando todos os recursos na água, por exemplo.
Como resultado, é possível que os animais que estejam presentes no lugar possam se contaminar e morrer.
Exploração excessiva de plantas e animais
Diversas empresas e profissionais trabalham diariamente com o uso de diversos recursos naturais ou testam produtos em animais.
E isso também pode gerar uma perda significativa da nossa biodiversidade. Há algumas empresas que também utilizam cercas e materiais como a tela de proteção para impedir a saída do animal a natureza. Evitando a procriação, há uma maior chance do animal ser extinto a curto prazo.
Aumento nas mudanças climáticas
Por fim, quando falamos nas mudanças climáticas, não estamos nos referindo às mudanças naturais, mas sim, a variação provocada pela poluição na atmosfera causada pelas pessoas e empresas.
Normalmente, o aumento forçado das mudanças climáticas ocorre por meio do aumento do efeito estufa, gerando mais aquecimento global, e também pode acontecer até mesmo pela quantidade excessiva de poluentes em determinado local.
Como consequência, diversas espécies não tem como sobreviver a chuvas ácidas, sol forte e outras variações drásticas.
Agora que entendemos tudo sobre a biodiversidade e os impactos que a diminuem, o que você acha de mudarmos juntos o nosso roteiro e sermos mais sustentáveis em nossas ações? Gostou do post?
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.