Com certeza você já ouviu falar do charme distinto de alguns bairros do Rio de Janeiro. Inclusive, a diversidade de características dos bairros da cidade maravilhosa é muito bem definida e proporcionam experiências verdadeiramente gratificantes.
Claro, o bairro turístico mais famoso do Rio de Janeiro é Copacabana. Contudo, inúmeros outros bairros da cidade carioca tem características incríveis para você aproveitar durante sua estadia.
Agora, você sabe que tipo de passeio almeja fazer? Ao ter a resposta para essa pergunta fica mais fácil saber quais fachadas da cidade maravilhosa conhecer. Depois, basta escolher as regiões que mais podem te agradar e arrumar as malas.
Então, continue lendo para conhecer os 10 melhores bairros do Rio de Janeiro antes de escolher o lugar que mais combina com você!
Leia também: Dicas de passeio para fazer no Rio de Janeiro
- Copacabana
Até meados dos anos 2.000, Copacabana costumava ser sinônimo de glamour e luxo. Contudo, de um tempo para cá, essa imagem passou para seu bairro vizinho, Ipanema.
Porém, Copacabana ainda está entre os destinos turísticos mais procurados no Rio de Janeiro. Afinal, muitos gostam de comprar artesanatos vendidos ao longo do famoso calçadão de Copacabana com ladrilhos em ondas pretas e brancas.
Além disso, frequentar um dos restaurantes de frutos do mar chamativos que se alinham do outro lado da rua é indispensável para quem frequenta o bairro. Afinal, essa é uma das peculiaridades que fazem parte da história da região.
- Santa Teresa
Santa Teresa tem um ar mais leve e um ritmo de vida mais lento, causando aquela sensação boêmia, além de uma vibração meio hippie.
Além disso, o bairro conta com uma impressionante arte urbana que pode ser apreciada ao longo de uma caminhada e com boutiques de artistas e escultores que vivem ali.
Você pode também conhecer os bares da região, como Explorer Bar que conta com deliciosos coquetéis e petiscos, ou mesmo o Mercado das Pulgas para aproveitar uma noite de samba e dança ao vivo.
- Ipanema
Com inúmeros novos restaurantes e bares da moda, Ipanema se tornou o novo point do momento. Um bom exemplo é o Bar Canastra que vende exclusivamente vinhos brasileiros.
Mas há também o Bar 48 que é o bar mais descolado da cidade com mesas de tambor e decorações de arte na rua.
E, claro, não podemos deixar de falar da praia de Ipanema. Afinal, essa praia é um dos melhores lugares da zona sul para praticar o surf.
Caso você vá a Ipanema, conheça também o Arpoador para assistir ao pôr do sol mais glorioso do Rio.
Para morar, lançamentos como o Redentor 112 é uma ótima opção na região, localizado no melhor ponto do bairro.
- Lapa
A Lapa conta com a vida noturna mais glamourosa da cidade maravilhosa. Afinal, além das boates repletas de glamour, o bairro conta até com bares de mergulho. E, como se não bastasse, tudo tem fácil acesso, pois você pode explorar tudo isso seguindo pela Avenida Mem de Sá
Ainda, ao conhecer a vida noturna do bairro da Lapa, você pode explorar os diferentes tipos de cachaça da Casa da Cachaça ou mesmo conhecer a boate Rio Scenarium, um espaço de três andares que conta com o melhor da música brasileira.
- Leblon
O Leblon é onde residem os ricos e famosos. Por isso, não é de se espantar que esse bairro é o mais glamouroso da cidade maravilhosa. Isso sem falar dos bares e restaurantes ou mesmo da experiência de compra na região. Assim, apesar do valor elevado para se viver, é um lugar que vale a pena visitar.
Ainda, como o Leblon é um bairro pequeno, você pode passear pelas suas e conhecer suas butiques de moda ou mesmo comer tapas italianas no Stuzzi. Agora, se você prefere lugares mais badalados, vá ao Jobi. Um bar frequentado por jovens que gostam de virar a noite.
- Urca
Urca é o bairro onde fica o famoso Pão de Açúcar. O bairro carrega uma vibração tranquila, além de um charme único. O que torna a Urca um lugar de visita obrigatória.
Por isso, ao visitar a cidade maravilhosa, conheça o Morro da Urca e veja as vistas deslumbrantes. E, claro, com certeza você vai se divertir com os macacos Prego antes de pegar o bondinho para o Pão de Açúcar.
No final da tarde, você pode conhecer o bar da Urca para comprar pastéis e tomar uma cerveja gelada, depois se sentar na parede em frente à rua com vista para a Baía de Guanabara e assistir ao lindo pôr do sol.
- Lagoa
As belezas naturais da Lagoa transpiram paz e tranquilidade.
A Lagoa Rodrigo de Freitas conta com uma ciclovia de 7,2 quilômetros, além de ser o local ideal para fazer piqueniques, pedalar e contemplar o pôr do sol. Além disso, nesse bairro você pode usufruir de alguns esportes junto aos moradores locais. Por exemplo, patinação, ciclismo ou ioga
- Jardim Botânico
O Jardim Botânico conta com os escritórios da TV Globo. Por isso, é comum ver uma ou outra estrela de novela vagando e bebendo nos bares da região.
O bairro tem muitos bares e restaurantes maravilhosos. Por exemplo, o Sobe que carrega certa elegância e fica localizado em uma cobertura. E, com certeza, ao conhecer o Jardim Botânico você precisa parar para tomar um café no Parque Lage.
- Centro
O centro da cidade maravilhosa é outro lugar que você deve visitar devid a suas invríveis atividades culturais. Você pode, por exemplo, ver um espetáculo de balé ou música clássica no Teatro Municipal.
Contudo, também é possível conferir o Museu Nacional de Belas Artes para apreciar algumas das artes plásticas mais intrincadas e destacadas de artistas nacionais e internacionais. Além de que, você pode também visitar o Museu do Amanhã para um vislumbre do futuro do nosso planeta e explorar as questões da sustentabilidade.
Depois de escurecer, nós aconselhamos uma visita ao Arco de Teles para todas as festas noturnas de rua ao som do reggae e do samba.
- Botafogo
Na rua Nelson Mandela do bairro Botafogo, logo ao sair do metrô, há uma linha de bares casuais muito bons. Essa rua fica lotada nos finais de semana e é um ponto popular de socialização.
Você pode, por exemplo, conhecer o GaleRio, espaço dedicado a artistas de rua e graffiti. Por isso, ele conta com coleções de pinturas, instalações e objetos que foram reaproveitados em arte.
Claro, você precisa também conhecer o Museu Do Índio. Afinal, lá é possível ter uma ideia da vida das comunidades indígenas do Brasil.
E aí, gostou da nossa sugestão com os melhores bairros do Rio de Janeiro? Confira outros conteúdos incríveis do Planeta Folha.