Aumente a rotatividade do estoque e se destaque no mercado industrial

8 minutos de leitura

Cuidar do gerenciamento do estoque da sua empresa pode ser estressante. Isso, pois exige uma alta complexidade de tarefas e organização dos gestores.

Se os processos operacionais e gerenciais de estoque não forem bem planejados, a empresa pode não realizar suas vendas com a frequência adequada, impedindo que o departamento financeiro tenha um bom controle das finanças.

Como consequência, a empresa não realiza investimentos e estratégias planejadas e as chances de quebrar são muito maiores.

Por isso, gerenciar da melhor forma a rotatividade do estoque é essencial. Dessa forma, uma empresa pode alcançar o sucesso em suas operações de vendas e distribuição.

Sabemos que controlar e entender sobre quantos produtos saem e entram em um determinado período é um desafio. Mesmo assim, se planejado com eficiência, o giro de estoque fará com que a empresa tenha um crescimento sólido e estratégico no mercado.

E pensando nisso, nós elaboramos esse conteúdo para te ajudar a entender sobre como é possível gerenciar o estoque da sua empresa e aumentar sua rotatividade. Quer saber mais sobre tudo isso? Então nos acompanhe neste post! Vamos lá?

1- Calcule sua rotatividade de estoque

Antes de tudo, se você está com problemas em relação ao departamento de estoque do seu negócio, a primeira coisa que deve ser feita é cálculo de diagnóstico.

Esses cálculos ajudam a monitorar como está o resultado e a rotatividade do seu nível de estoque atual.

Se você tem uma indústria de lençol de borracha, por exemplo, um dos cálculos mais utilizados e que você pode fazer é dividir a quantidade de lençóis vendidos no mês pela quantidade existentes de produto médio no estoque.

Por exemplo: imagine que sua empresa possui um estoque médio de 500 lençóis, e conseguiu vender 1000 deles durante um mês. Para realizar a conta, é preciso dividir 1.000 por 500. O resultado desta divisão é 2.

Isso significa que será preciso fazer 2 renovações em seu estoque durante o mês. Além do cálculo mostrar a frequência de renovação, a partir dele, a sua empresa também consegue informações sobre a produtividade das vendas, por exemplo.

2- Gerencie corretamente o espaço de armazenamento

Além da frequência, também é preciso saber exatamente qual o espaço adequado para manter todos os seus produtos armazenados com mais qualidade e segurança.

Esse trabalho de logística deve ser feito na prática. Se você fornece domus para telhado, por exemplo, analise a média de tamanho de cada produto e utilize o espaço mais se adequa a quantidade total.

Além disso, produtos que possuem maior rotatividade devem ser deixados nos cantos onde os profissionais tenham melhor acesso, pois otimiza o processo de retirada e distribuição dos produtos.

Ao contrário deles, os produtos com menor rotatividade devem ocupar as áreas de menor acesso. Isso garante a maior circulação dos profissionais e faz com que eles sejam mais produtivos em suas atividades.

Para que você possa gerenciar corretamente o espaço do seu estoque, não deixe de fazer projeções e mapear todos os cantos da sala, para assim, ter maior visualização do ambiente e saber posicionar cada recurso da maneira mais adequada.

3- Registre e monitore os processos de estoque

Agora que você já possui um bom diagnóstico dos resultados do seu estoque a gerência o espaço da melhor forma, é hora de aplicar estratégias sobre todos os processos produtivos do estoque da empresa.

Afinal de contas, a circulação e os processos realizados pelos profissionais é o fator crucial para a produtividade ser boa ou não.

Por isso, registre quais são os processos de estoque e monitore o nível de produtividade de todas as atividades.

Além disso, uma das melhores formas de gerenciar os processos de estoque é por meio da padronização das atividades.

Ou seja, criar procedimentos e tarefas que sigam uma regra ou ordenação vai fazer com que os gestores saibam quais os processos que promovem menor produtividade e, assim, descartá-los.

Assim, é possível ter um maior controle e também evitar possíveis falhas e acidentes com os processos de estoque da sua empresa.

4- Estabeleça um tempo limite para cada produto

O próximo passo e criar e desenvolver estratégias para aumentar a rotatividade do estoque do negócio.

Considerando que você já tenha todas as ferramentas de monitoramento e controle do estoque, é mais fácil de realizar acompanhamentos e definir qual o tempo médio que um produto deve ficar armazenado.

Assim, você também terá uma melhor visão de qual o prazo limite para que uma venda seja feita.

Se você fornece matérias-primas para uma estação de tratamento de água, por exemplo, é possível se organizar e atender todas as necessidades do cliente e em um prazo adequado.

5- Mantenha uma relação constante com seus fornecedores

Não podemos realizar esse post sem mencionar a importância de um bom contato com seus fornecedores.

Isso, pois todos os produtos no estoque dependem, de forma indireta ou direta, dos fornecedores contratados pela empresa. Quando esse relacionamento é sólido, a empresa consegue obter os melhores preços e se destacar.

Por isso, não deixe de cultivar ao máximo um bom relacionamento e sempre manter as negociações como parte do dia a dia do negócio.

Se por acaso o contato com um fornecedor for difícil, também é importante identificar outras parcerias que estejam abertas a futuras negociações.

Procure pelos melhores fornecedores do setor. Essa busca deve ser sempre constante. Assim, você consegue manter um melhor nível de aproximação e garantir que os produtos fornecidos sejam sempre entregues no prazo para seus clientes.

Faça o melhor gerenciamento do seu estoque

Ao longo do post, vimos que o gerenciamento de estoque, apesar de ser uma tarefa que precisa de muita dedicação e cuidado, se mostra muito rentável para uma empresa.

O bom gerenciamento de estoque pode ser até mesmo um diferencial competitivo e que fará a empresa alcançar novos patamares diante do mercado!

Agora que você já sabe tudo sobre como gerenciar seu estoque, o que está esperando para aplicar essas dicas em seu próprio negócio? Gostou do post? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

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