Cuidar do gerenciamento do estoque da sua empresa pode ser estressante. Isso, pois exige uma alta complexidade de tarefas e organização dos gestores.
Se os processos operacionais e gerenciais de estoque não forem bem planejados, a empresa pode não realizar suas vendas com a frequência adequada, impedindo que o departamento financeiro tenha um bom controle das finanças.
Como consequência, a empresa não realiza investimentos e estratégias planejadas e as chances de quebrar são muito maiores.
Por isso, gerenciar da melhor forma a rotatividade do estoque é essencial. Dessa forma, uma empresa pode alcançar o sucesso em suas operações de vendas e distribuição.
Sabemos que controlar e entender sobre quantos produtos saem e entram em um determinado período é um desafio. Mesmo assim, se planejado com eficiência, o giro de estoque fará com que a empresa tenha um crescimento sólido e estratégico no mercado.
E pensando nisso, nós elaboramos esse conteúdo para te ajudar a entender sobre como é possível gerenciar o estoque da sua empresa e aumentar sua rotatividade. Quer saber mais sobre tudo isso? Então nos acompanhe neste post! Vamos lá?
1- Calcule sua rotatividade de estoque
Antes de tudo, se você está com problemas em relação ao departamento de estoque do seu negócio, a primeira coisa que deve ser feita é cálculo de diagnóstico.
Esses cálculos ajudam a monitorar como está o resultado e a rotatividade do seu nível de estoque atual.
Se você tem uma indústria de lençol de borracha, por exemplo, um dos cálculos mais utilizados e que você pode fazer é dividir a quantidade de lençóis vendidos no mês pela quantidade existentes de produto médio no estoque.
Por exemplo: imagine que sua empresa possui um estoque médio de 500 lençóis, e conseguiu vender 1000 deles durante um mês. Para realizar a conta, é preciso dividir 1.000 por 500. O resultado desta divisão é 2.
Isso significa que será preciso fazer 2 renovações em seu estoque durante o mês. Além do cálculo mostrar a frequência de renovação, a partir dele, a sua empresa também consegue informações sobre a produtividade das vendas, por exemplo.
2- Gerencie corretamente o espaço de
armazenamento
Além da frequência, também é preciso saber exatamente qual o espaço adequado para manter todos os seus produtos armazenados com mais qualidade e segurança.
Esse trabalho de logística deve ser feito na prática. Se você fornece domus para telhado, por exemplo, analise a média de tamanho de cada produto e utilize o espaço mais se adequa a quantidade total.
Além disso, produtos que possuem maior rotatividade devem ser deixados nos cantos onde os profissionais tenham melhor acesso, pois otimiza o processo de retirada e distribuição dos produtos.
Ao contrário deles, os produtos com menor rotatividade devem ocupar as áreas de menor acesso. Isso garante a maior circulação dos profissionais e faz com que eles sejam mais produtivos em suas atividades.
Para que você possa gerenciar corretamente o espaço do seu estoque, não deixe de fazer projeções e mapear todos os cantos da sala, para assim, ter maior visualização do ambiente e saber posicionar cada recurso da maneira mais adequada.
3- Registre e monitore os processos de estoque
Agora que você já possui um bom diagnóstico dos resultados do seu estoque a gerência o espaço da melhor forma, é hora de aplicar estratégias sobre todos os processos produtivos do estoque da empresa.
Afinal de contas, a circulação e os processos realizados pelos profissionais é o fator crucial para a produtividade ser boa ou não.
Por isso, registre quais são os processos de estoque e monitore o nível de produtividade de todas as atividades.
Além disso, uma das melhores formas de gerenciar os processos de estoque é por meio da padronização das atividades.
Ou seja, criar procedimentos e tarefas que sigam uma regra ou ordenação vai fazer com que os gestores saibam quais os processos que promovem menor produtividade e, assim, descartá-los.
Assim, é possível ter um maior controle e também evitar possíveis falhas e acidentes com os processos de estoque da sua empresa.
4- Estabeleça um tempo limite para cada produto
O próximo passo e criar e desenvolver estratégias para aumentar a rotatividade do estoque do negócio.
Considerando que você já tenha todas as ferramentas de monitoramento e controle do estoque, é mais fácil de realizar acompanhamentos e definir qual o tempo médio que um produto deve ficar armazenado.
Assim, você também terá uma melhor visão de qual o prazo limite para que uma venda seja feita.
Se você fornece matérias-primas para uma estação de tratamento de água, por exemplo, é possível se organizar e atender todas as necessidades do cliente e em um prazo adequado.
5- Mantenha uma relação constante com seus
fornecedores
Não podemos realizar esse post sem mencionar a importância de um bom contato com seus fornecedores.
Isso, pois todos os produtos no estoque dependem, de forma indireta ou direta, dos fornecedores contratados pela empresa. Quando esse relacionamento é sólido, a empresa consegue obter os melhores preços e se destacar.
Por isso, não deixe de cultivar ao máximo um bom relacionamento e sempre manter as negociações como parte do dia a dia do negócio.
Se por acaso o contato com um fornecedor for difícil, também é importante identificar outras parcerias que estejam abertas a futuras negociações.
Procure pelos melhores fornecedores do setor. Essa busca deve ser sempre constante. Assim, você consegue manter um melhor nível de aproximação e garantir que os produtos fornecidos sejam sempre entregues no prazo para seus clientes.
Faça o melhor gerenciamento do seu estoque
Ao longo do post, vimos que o gerenciamento de estoque, apesar de ser uma tarefa que precisa de muita dedicação e cuidado, se mostra muito rentável para uma empresa.
O bom gerenciamento de estoque pode ser até mesmo um diferencial competitivo e que fará a empresa alcançar novos patamares diante do mercado!
Agora que você já sabe tudo sobre como gerenciar seu estoque, o que está esperando para aplicar essas dicas em seu próprio negócio? Gostou do post? Conta pra gente!
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.