Você já passou pela situação de solicitar algum produto ou serviço financeiro e ter o pedido negado pelo banco? Um dos maiores motivos que influencia a decisão das instituições financeiras de não conceder crédito é o score baixo.
O que é score?
O score de crédito é uma pontuação que vai de zero a mil e serve para indicar os riscos do consumidor ficar inadimplente. Ele é calculado pelos órgãos de proteção ao crédito a partir das suas atividades financeiras, ou seja, seus hábitos de consumo e pagamentos.
Da mesma forma que você não emprestaria dinheiro para alguém sem conhecê-lo, as instituições financeiras consultam seu score para verificar a sua reputação como consumidor antes de aprovar ou não o seu pedido de crédito.
- Pontuação de 0 a 300 pontos: alto risco de inadimplência;
- Pontuação de 301 a 700 pontos: risco médio de inadimplência;
- Pontuação de 701 a 1 mil pontos: baixo risco de inadimplência.
Desvantagens de um score de crédito baixo
Um score de crédito considerado baixo é aquele que varia entre 0 e 300. Pode não parecer, mas essa pontuação influencia muito na sua vida financeira.
As grande maioria das instituições financeiras levam em consideração a pontuação do seu score na hora de conceder um cartão de crédito, empréstimo ou financiamento.Se ele estiver baixo ou médio, as chances de ser aprovado são mínimas.
Além disso, mesmo que você tenha uma solicitação de crédito concedida, o score serve como base na hora de aplicar as condições do seu produto ou serviço financeiro.
Ou seja, se você conseguir um empréstimo ou financiamento, os juros aplicados serão mais altos que o normal e a quantidade de parcelas oferecidas serão menores, pois seu risco de inadimplência com a empresa é maior.
O mesmo se aplica quando se trata de cartão de crédito. Alguns bancos aprovam consumidores com score baixo, mas com restrições de cheque especial e condições menos atrativas, como limite baixo.
Como aumentar meu score e conseguir crédito mais facilmente
Para melhorar essa situação, o consumidor tem quereconstruir a sua imagem no mercado. Ou seja, buscar maneiras de aumentar a pontuação de score. Algumas atitudes simples podem ser tomadas, como:
Limpar seu nome
Se ao consultar seu score ele estiver com uma pontuação entre 0 e 300, provavelmente o seu nome está negativado no SPC ou Serasa. Portanto, caso você se encontre nessa condição, limpar o nome é o primeiro passo para melhorar a sua pontuação.
O próprio Serasa oferece anualmente o Feirão Limpa Nome, no qual você pode negociar sua dívida com as empresas e ter descontos de até 98% na taxa de juros por atraso.
Além disso, as condições de parcelamento são bem atrativas e assim que você pagar a sua dívida, após cinco dias úteis a empresa no qual você estava inadimplente deve tirar o seu nome dos órgãos de proteção ao crédito.
Pagar suas contas em dia
Pagar suas contas antes da data de vencimento é uma prática que mostra para as empresas que você é um bom pagador. Esse fator que influencia no aumento da sua pontuação de score.
Não solicite crédito frequentemente
Pouca gente sabe, mas toda vez que você tem uma solicitação de produto ou serviço financeiro negada o seu score diminui.
Por isso. evite fazer muitas solicitações ao mesmo tempo e caso tenha um pedido de crédito negado, espere no mínimo três meses para solicitar novamente.
Tenha contas em seu nome
Score baixo nem sempre significa que você é um mau pagador. Um outro fator que influencia na sua pontuação baixa é a falta de informações sobre você.
Ou seja, se você não possui conta em banco, crediário ou cobranças (conta de água, luz, internet) em seu nome, os órgãos de proteção ao crédito não encontram informações para definir o seu perfil de consumidor.
Sendo assim, mesmo que você pague tudo em dia e esteja com o nome limpo, a sua pontuação será baixa. Por isso, procure cadastrar contas em seu nome e pagá-las sempre em dia para construir a sua imagem no mercado.
Abrir o Cadastro Positivo
O Cadastro Positivo funciona como um banco de dados que guarda o seu histórico de pagamentos. Ao abrir o seu, você pode mostrar para o mercado que paga suas contas em dia, melhorando a sua reputação.
Mantenha seus dados atualizados
Atualize sempre que possível os seus dados cadastrais nos órgãos de proteção ao crédito. Esse hábito é útil para evitar divergências nas informações consultadas pelas instituições financeiras e os dados que você vai apresentar quando solicitar crédito.
Coloque a educação financeira em prática
Agora que você já sabe como o score baixo pode influenciar na sua saúde financeira, o primeiro passo para melhorar de vez a sua relação com as finanças é repensar suas atitudes como consumidor e sempre se planejar antes de fazer uma compra.
Se você for um consumidor responsável, o score de crédito pode se tornar um grande aliado para suas finanças!
Esperamos que tenha gostado das dicas. Até a próxima! 😉