Dois dias após a Câmara de Vereadores de Vilhena retirar o nome de sua mãe de uma escola municipal, o ex-prefeito Marlon Donadon, hoje médico, fez um desabafo emocionado no Facebook, no qual homenageou também o pai. 16 anos atrás, “Tio Mariano” e Dalila Donadon sofreram um acidente de carro em Mato Grosso, e ambos acabaram morrendo.
Na sessão da última terça-feira, 03, os vereadores de Vilhena, que já haviam abolido o nome de Mariano de um colégio municipal, sacramentaram também a retirada do nome de Dalila de outra instituição de ensino.
Marlon, que virou prefeito após a tragédia, substituindo o pai, que seria o candidato da família em 2004, escreveu na rede social: “a melhor homenagem que podemos oferecer aos que partem antes de nós é lembrar sempre com amor e contar as histórias sobre suas vidas extraordinária”
CONFIRA POSTAGEM NA ÍNTEGRA ABAIXO:
“Para quem não conheceu, esta é minha amada mãe Prof. Dalila do Nascimento Donadon. Mulher idônea, valorosa, amorosa mãe de 3 filhos e uma esposa dedicada ao meu pai Angelo Mariano Donadon (carinhosamente conhecido como Tio Mariano).
Sendo professora, formada em matemática, dedicou sua vida a ensinar e servir à educação com todo amor em várias cidades do Brasil, tendo servido com competência e paixão na cidade de Vilhena-RO em diversas escolas e colégios até o fim de sua vida, que se deu no ano de 2004. Ambos foram vítimas fatais em um mesmo acidente de automóvel. Ela com 45 anos e ele com 50 anos.
Sendo cidadãos queridos, conhecidos e respeitados na cidade a trágica e repentina morte causou consternação e comoção tão grande que foi noticiado em diversos meios de comunicação até mesmo em outros estados. Obviamente que o sofrimento maior ficou para familiares e amigos queridos na cidade de Vilhena, onde viviam e trabalhavam.
Tiveram um funeral com maciça presença popular e diversas autoridades, que em seu último adeus choraram e lamentaram pela partida tão breve. Como filho recebi muito apoio e carinho, foi muito reconfortante sentir o quanto meus pais foram queridos…O que me fortaleceu muito! Obrigado! Obrigado a todos que guardam seus nomes em suas lembranças e também em seus corações. Obrigado a todos que não precisam de uma placa para lembrar quem eles foram e a falta que eles fazem.
Certamente minha mãe reune todas qualidades e argumentos legais para que a fizesse ser merecedora de homenagens. Mas mesmo assim, nesta semana (assim como fizeram com meu pai) a Câmara de vereadores de Vilhena substituiu seu nome dado a uma escola municipal, dentre várias construídas durante meu mandato de prefeito 2005-2008. O motivo? Política. Sem importar com a vida, trabalho e a memória de minha mãe, os vereadores entenderam que (assim como meu pai) ela também não é merecedora de homenagens simplesmente porque carrega um sobrenome. Nosso sobrenome DONADON que muito contribuiu e continua contribuindo na construção desta bela cidade.
Mas sinceramente, ao invés de tristeza, celebro este dia com homenagens e lembranças, pois enquanto estiveram conosco suas vidas foram mais que inspiradoras e nunca serão esquecidos. Quem é amado jamais morre, nunca desaparece completamente. Suas memórias vivem na nossa saudade por gerações, ainda que tenham falecido.
A melhor homenagem que podemos oferecer aos que partem antes de nós é lembrar sempre com amor e contar as histórias sobre suas vidas extraordinárias”
Fonte: Folha do Sul