O trecho do Rio Machado, localizado em Ji-Paraná (RO), atingiu a marca de 11,67 metros nesta segunda-feira (21), segundo a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). O nível é o maior em 45 anos e deve continuar subindo.
Há alguns dias a Defesa Civil de Ji-Paraná vem alertando a população sobre o risco de enchentes dos rios Machado e Urupá. No domingo (20), o órgão chegou a emitir um alerta vermelho por conta do nível dos rios.
Conforme a prefeitura, durante a manhã desta segunda, 50 famílias precisaram deixar as residências e se abrigar em outros locais por conta do nível do Rio Machado. A água também chegou às lojas da avenida Transcontinental, a via é uma das mais importantes da cidade.
VEJA MAIS:
>> Quartel do Corpo de Bombeiros em Ji-Paraná é alagado pelo Rio Machado; estrutura é transferida para o estádio
Últimas marcas
O Rio Machado é medido pela ANA, em Ji-Paraná, desde 1977. Até então, a maior marca tinha sido registrada em 2014. Na época, o rio chegou aos 11,66 metros e cerca de 200 famílias foram afetadas.
Já cinco anos depois, em 2019, o nível do rio voltou a subir e chegou aos 11,62 metros. Várias famílias também tiveram que sair de casa na época.
O nível do Rio Machado catalogado nesta segunda sobrepôs os anos de 2019 e 2014 e se tornou a maior desde que o rio começou a ser mensurado, em 45 anos.
Por g1 RO e Rede Amazônica