Os sistemas de automação e telemetria de elevatórias, reservatórios e estações de tratamento de água e esgoto são de fundamental importância para a melhoria dos processos de saneamento. Reforçando a atuação e segurança operacional, a empresa responsável pelos serviços de abastecimento de água e esgoto, Águas de Ariquemes, tem investido em tecnologia, é a primeira empresa do estado de Rondônia a implantar o sistema de telemetria a serviço do saneamento.
Nos últimos dias, mais de 40 dispositivos foram instalados em pontos estratégicos da cidade, a expectativa é que até o final do ano, tenham 50 pontos de acompanhamento. Estes pontos monitoram e transmitem como está o sistema de distribuição de água. Os dispositivos, Data loggers fornecem as medições dos parâmetros hidráulicos de abastecimento. Este sistema, de telemetria por meio dos loggers realizam uma comunicação com um receptor que, por sua vez, faz o processamento destes dados em tempo real e envia a informação para o Centro de Controle Operacional (CCO) da Águas de Ariquemes, e como um espelho os operadores conseguem identificar possíveis divergências no abastecimento e atuar com rapidez e precisão quando necessário, além disso, eles visualizam os níveis dos reservatórios, e demais sistemas como de captação e tratamento.
Priscila Sonda, coordenadora da Águas de Ariquemes, explica que investir em novas tecnologias para facilitar o monitoramento do abastecimento de água da cidade, e poder acompanhar os sistemas por completo, deste a captação até a distribuição, é investir em um futuro mais sustentável, é garantir uma prestação de serviço com excelência.
Sonda, cita ainda os benefícios em ter um sistema monitorado 24h, dentre eles estão: monitoramento em tempo real do funcionamento de todos os sistemas e equipamentos elétricos e hidráulicos da concessionária; alarmar vazamentos, falhas de operação, falhas de equipamentos, valores anormais de níveis, pressões e vazões; acionamento e desligamento remoto de estações elevatórias; reduzir perdas de água; reduzir custos operacionais de deslocamento de equipes; facilita a manutenção preditiva de equipamentos; registros gráficos de todas as operações do sistema de distribuição e controle de dosagem de produto químico para tratamento de água, prevenir e minimizar perdas com insumos.
“O sistema de telemetria também permite a geração de diversos relatórios que auxiliam em uma visão mais holística das ações. Com mais segurança e redução de custos, ganha-se produtividade nas operações, além de decisões estratégicas da empresa junto a ampliação de novas redes de abastecimento, uma gestão mais inteligente que acompanha o contínuo crescimento da cidade”, disse, Renata Pazini, supervisora de eletromecânica da Águas de Ariquemes.