A Águas de Ariquemes, buscando promover a educação em saneamento, tem realizado o Programa Sanear é Viver, em parceria com a Secretária Municipal de Educação, professores de doze escolas municipais, desenvolveram e aplicaram em sala de aula estudos e novos métodos de ensino. De modo lúdico e atrativo, levaram os alunos a refletirem sobre preservação ambiental, uso consciente dos recursos hídricos e a importância da água e esgoto tratados na saúde pública. Os planos de aulas foram avaliados por trinta dias e os que mais se destacaram foram premiados.
A coordenadora do Programa de Saúde na Escola, Roselma Lobato, conta que esta é a terceira edição do programa Sanear é Viver, e desde o início vem sendo fundamental para motivar e reconhecer ainda mais os professores do município. “Quando a Águas de Ariquemes nos apresentou o Sanear é Viver em 2017, não imaginávamos que os resultados seriam tão fascinantes, professores e alunos envolvidos, novas metodologias sendo aplicadas. Neste ano remodelamos o formato, assistindo de perto cada professor inscrito”.
Lobato ressalta ainda que a equipe de coordenação do programa acompanhou as apresentações dos planos. “Realmente o concurso foi disputado, as escolas polos ganharam destaques, equipe engajada. Os alunos aproveitaram muito, aprenderam bem, podemos chamá-los de pequenos saneadores”, finalizou.
Com o tema ‘Destinação correta da Água’, a professora Claudinéia Gomes Cardoso da Escola Dr. Dirceu de Almeida, levou para casa um notebook, como prêmio de primeiro lugar. “Agradeço a Águas de Ariquemes por esse reconhecimento e valorização e principalmente a equipe pedagógica do município que nos incentivou a participar e aos meus alunos que aceitaram o desafio e deram o melhor de si”, ressaltou.
O segundo lugar, ficou para a Escolha Chapeuzinho Vermelho, a professora Jaqueline de Oliveira Ayres, desenvolveu um excelente plano de aula voltado para a ‘Conceituação do Saneamento’, disse que usará o prêmio, smartphone, para fazer pesquisas e registrar novas apresentações dos alunos.
A escola polo Vinícius de Moraes ganhou espaço nesta edição, com o tema Perigo dos Poços, a professora Lucineia Vidal Moura, deu um show de saúde pública. “Esse smartphone é um detalhe, o maior prémio foi ver os alunos empolgados, pesquisando, se divertindo, aprendizagens como esta ficam para sempre”, ressaltou.
Diecson Prado, coordenador dos programas socioambientais da Águas de Ariquemes, explica que os programas têm o intuito de levar orientações sobre saneamento, tema novo na região norte. “Consumo consciente, uso correto da rede coletora de esgoto e o risco do uso de poços amazônicos que podem estar contaminados. Com estas temáticas buscamos conscientizar professores, alunos, para que eles sejam multiplicadores de informações, promovendo ainda mais o entendimento sobre a importância do saneamento básico no município”.
Via assessoria / Fabiana Gomes dos Santos Simão