Aegea é reconhecida em premiação nacional e reforça pilares de cuidado com meio ambiente e transformação de vidas

6 minutos de leitura

A Aegea foi eleita vencedora na categoria “Tratamento de resíduos e economia circular” no prêmio Melhores do ESG 2025, promovido pela Exame em parceria com o Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC) e o BTG Pactual.

A cerimônia aconteceu no dia 25 de junho, em São Paulo, e reuniu empresas que são referência em sustentabilidade e boas práticas no Brasil. Durante a premiação, o CEO da Aegea, Radamés Casseb, destacou o papel transformador do saneamento.

“Para nós, da Aegea, é uma honra receber este reconhecimento. Neste ano, em que o Brasil sedia a COP30 na Amazônia, reforçamos nosso posicionamento de que o saneamento vai além da infraestrutura. É uma ferramenta concreta de preservação do meio ambiente, inclusão sanitária e justiça climática”, afirmou.

Iniciativas que transformam vidas e preservam o ambiente

Entre as ações que reforçaram a escolha da Aegea na premiação está o reaproveitamento do lodo gerado nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) para uso agrícola, em parceria com empresas e governos locais. O fornecimento de água de reúso para atividades industriais, realizado por meio da Apura, unidade de negócio da companhia, foi outro destaque.

A Aegea leva saneamento básico a mais de 33 milhões de pessoas, promovendo dignidade, inclusão sanitária e redução de desigualdades, especialmente em comunidades vulneráveis. Com presença em mais de 760 municípios de 15 estados, a empresa também atua em todos os biomas brasileiros, investindo em infraestrutura para garantir abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto.

Estratégia ESG que gera impacto positivo

A estratégia ESG da Companhia, que gera impacto socioambiental positivo das operações, foi um dos motivos que levaram à premiação, segundo a diretora de Relações com Investidores e Sustentabilidade da Aegea, Adriana Albanese.

“Por meio dos nossos serviços, geramos benefícios à vida das pessoas e ao meio ambiente, como a redução de mortalidade infantil, transmissão de doenças, internações por doenças de veiculação hídrica, além de reduzir o absenteísmo escolar, aumentar a produtividade dos trabalhadores e recuperar corpos hídricos”, explicou.

O Melhores do ESG da Exame é um dos principais guias de referência em sustentabilidade corporativa no Brasil, reconhecendo empresas que se destacam em responsabilidade social, ambiental e governança. Além de premiar boas práticas, o prêmio incentiva maior transparência e disseminação de informações sobre ESG no mercado empresarial.

O reconhecimento reforça a missão da Aegea em ir além da infraestrutura, atuando como agente de transformação social e ambiental em todas as regiões onde está presente.

A atuação em Rondônia

Ariquemes, onde a Aegea atua através da Águas de Ariquemes, se destaca pelos investimentos em saneamento em Rondônia, evidenciando o impacto positivo das ações no setor de saneamento. Atualmente, a concessionária está presente em mais de 25 mil lares, levando qualidade de vida diariamente por meio do acesso à água tratada e mais de 6 mil imóveis já contam com a coleta e o tratamento de esgoto, preservando e ajudando o meio ambiente.

Desde o início das operações, em 2016, a cidade de Ariquemes já recebeu mais de R$ 138 milhões de reais investidos em infraestrutura de saneamento. Além dos avanços técnicos, milhares de pessoas já foram beneficiadas por projetos sociais focados em educação ambiental, uso consciente da água e inclusão social.

A cidade deixou para trás a realidade de rodízio de água e até a falta de água por longos dias. Hoje, Ariquemes conta com abastecimento de água tratada universalizado, marca conquistada no ano de 2018. O serviço de esgotamento sanitário está em constante avanço, com meta de alcançar 40% de cobertura até o final de 2025. Quando assumiu a operação na cidade não havia infraestrutura de esgoto em Ariquemes.

Jaru, que há cerca de um ano viu a chegada do grupo, através da Águas de Jaru, deixou para trás um histórico de rodízio e racionamento de água, e caminha para a universalização do acesso a água tratada.

Buritis, Pimenta Bueno e Rolim de Moura também avançam e junto com Ariquemes são as cidades que mais investem em saneamento básico por habitante, segundo os dados do Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (SINISA), do Governo Federal.

Em Rolim de Moura, até o fim do ano, a população terá acesso a 30% de rede de esgoto. As obras de ampliação da rede atualmente atendem o centro da cidade. Em 2024, a Águas de Rolim de Moura implantou a rede de esgoto nos bairros Planalto, Industrial e Centro. Agora, com a ampliação na região central, a concessionária dá mais um passo importante na modernização da infraestrutura de saneamento.

Nas localidades onde a rede já está disponível, os moradores podem realizar a interligação ao sistema. Após a instalação da rede coletora, a concessionária implanta um Terminal de Inspeção e Limpeza (TIL) em frente a cada imóvel beneficiado. É nesse terminal que o proprietário deve realizar a ligação do imóvel à rede de coleta.

Receba notícias do Planeta Folha no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!
Basta acessar o nosso Grupo de Notícias ou o Canal de Notícias.

Tópicos:
Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *