Sabemos que a produtividade nas centrais de negócios se tornou uma questão de prioridade para a maioria das empresas que querem se destacar e se desenvolver no mercado.
No entanto, mesmo a produtividade sendo uma questão tão importante, muitos gestores ainda a tratam como segunda opção.
Para você ter uma ideia, uma pesquisa levantada pela Fundação Getulio Vargas (FGV), mostrou que o crescimento da produtividade das empresas do país aumentou apenas 1%, de 1995 a 2018.
O mesmo estudo também apontou que, para os próximos anos, a produtividade deve recuar em torno de 0,7%.
Isso significa que, apesar da produtividade fazer com que as empresas garantam o seu bom desempenho e qualidade, ela ainda não é aplicada pela maioria das empresas!
E pensando nisso, nós elaboramos esse conteúdo para te detalhar tudo sobre a produtividade e te mostrar quais os principais erros que acabam com a produtividade nas centrais de negócios. Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de ler esse post! Vamos lá?
O que é a produtividade nas centrais de
negócios?
De forma simples, a produtividade diz respeito à relação do trabalho com os meios e ferramentas disponíveis para trabalhar.
De outra forma, a produtividade se trata da capacidade de produzir mais, com o menor número de ferramentas e recursos possíveis, ou seja, produzir mais com menos.
Normalmente, quanto maior o nível de produtividade nas centrais de negócios significa que a mesma consegue produzir mais, em um menor tempo e com maior qualidade.
Isso significa que mais produtividade dentro de uma empresa vai deixá-la mais eficiente em relação aos seus processos produtivos, sejam eles operacionais ou até mesmo gerenciais.
Imagine uma empresa que presta serviços de alpinismo industrial para edifícios, por exemplo. Com a alta produtividade, a empresa consegue realizar mais serviços durante o dia a dia, além dos recursos disponíveis se tornarem mais rentáveis e simples de serem utilizados pelos profissionais da organização.
Ao contrário disso, se a empresa não for produtiva, já sabemos o que acontece. Além de ter mais custo com mão-de-obra, material e estrutura, o negócio não consegue entregar serviços de qualidade e com a rapidez adequada.
É por isso é que a produtividade nas centrais de negócios é essencial e deve ser planejada e organizada em qualquer empresa em desenvolvimento.
Quais são erros mais comuns de produtividade
nas centrais de negócios?
Agora que você já sabe tudo sobre o conceito de produtividade nas centrais de negócios, vamos ver quais são os erros mais cometido pela maioria das empresas, por essa razão, continue nos acompanhando!
Não ter processos padronizados
Um dos principais fatores para manter a produtividade nas centrais de negócios é criar processos de trabalho padronizados, ou seja, que sigam uma norma ou regra em comum.
Os processos que não são padronizados, por sua vez, diminuem o rendimento dos membros da equipe.
Afinal de contas, quando não há uma rotina a ser seguida, é comum que os colaboradores tenham improvisos, dúvidas e, acima de tudo, falhas na execução das tarefas.
Por essa razão, se você tem uma fábrica de circuito impresso, por exemplo, defina quais são os principais fluxos de trabalho dentro da organização, verifique quais são as atividades que não agregam valor e estabeleça um horário para cada tipo de processo.
Além disso, também verifique novos modelos de trabalho em aposte nos processos que possuem mais otimização.
Dessa forma, é possível eliminar todos os processos que não são produtivos e garantir o engajamento e eficiência dos trabalhadores!
Não ter controle de metas e recompensas
O próximo erro cometido por muitas empresas é não ter um bom gerenciamento – ou até não ter – das metas e recompensas de cada um dos departamentos.
A construção de um sistema de metas é uma das estratégias mais adotadas quando o assunto é produtividade nas centrais de negócios.
No entanto, também é importante ressaltarmos que a criação de um sistemas de metas precisa ser bem planejados.
É essencial que as metas sejam flexíveis e sirvam para motivar os colaboradores, e não acabar criando uma competitividade negativa entre os membros da equipe.
Falta de tecnologia
De um tempo para cá, a tecnologia virou o alicerce para garantir a produtividade nas centrais de negócios.
No entanto, ainda é muito comum a falta de investimento para os novos avanços tecnológicos.
Imagine uma empresa que presta serviços de aluguel de compressor, por exemplo. É necessário que ela tenha máquinas e equipamentos da atualidade, além de também investir em toda estrutura para que os profissionais se sintam confortáveis e capazes de realizar suas atividades.
Por isso, não deixe de apostar no uso da tecnologia. Isso também fará com que sua empresa possa investir em novas estratégias tecnológicas!
Comunicação ineficiente
A comunicação é não somente fundamental para a produtividade nas centrais de negócios, como também interfere diretamente no desempenho e nas estratégias da empresa da empresa.
Uma comunicação ineficiente ainda pode gerar falhas nos processos produtivos e resultar em produtos e serviços com má qualidade.
Por isso, para ter uma melhor comunicação dentro da sua empresa, invista e explore os mais diversos canais internos, como softwares de comunicação, e-mail, reuniões frequentes, entre outros.
Clima organizacional negativo
O clima organizacional é definido como a visão que um funcionário tem sobre a empresa e sobre seus colegas de trabalho.
Quando os profissionais possuem uma visão negativa do seu ambiente de trabalho, é comum gerar conflitos e intrigas entre si. Isso é o que acontece em diversas empresas que não investem em clima organizacional.
Por isso, uma das maneiras mais práticas de explorar o clima organizacional é oferecendo a estrutura necessária para que os empreendedores realizem seus serviços.
Além disso, não se esqueça de também garantir a saúde e oferecer campanhas de benefícios.
Dessa forma, além de mais engajados e motivados, seus profissionais também serão mais produtivos!
Falta de capacitação
Por fim, diversas empresas acreditam que um colaborador deve ser treinado e capacitado antes de fazer parte da equipe.
No entanto, na prática não é assim que funciona. Ao longo da jornada de todo funcionário, dúvidas vão surgindo e, junto com elas, a necessidade de se capacitar.
Por isso, é fundamental que a empresa também ofereça cursos necessários para que os profissionais sejam treinados e possam desenvolver suas tarefas com a máxima qualidade possível!
Agora que você sabe tudo sobre sobre os erros mais comuns de produtividade nas centrais de negócios, o que acha de mudar suas estratégias e se tornar uma empresa mais produtiva diante do mercado? Gostou do post? Conta pra gente!
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.