Se você está lendo esse post, então você já se decidiu sobre uma excelente escolha: utilizar as redes sociais como ferramenta para alcançar novos clientes em potencial e garantir mais relacionamento e comunicação em sua empresa.
Afinal de contas, a maioria dos negócios, quando estão em busca de se destacar e se desenvolver, realizam um estudo e investem em plataformas de comunicação e interação com seus clientes.
E as redes sociais, além de serem ótimas para se aproximar do público, também faz com que o negócio tenha mais visibilidade e posicionamento nos meios online.
Só que, como saber qual rede social focar as estratégias de marketing? Essa é uma dúvida muito comum entre os empreendedores e os profissionais de marketing.
E pensando nisso, nós elaboramos esse conteúdo para te ajudar a fazer a melhor escolha e obter sucesso com seu público! Quer saber como é possível encontrar novos clientes com otimização e facilidade? Então não deixe de nos acompanhar neste post! Vamos lá?
O que são as redes sociais?
Primeiro de tudo, é importante explicarmos sobre o conceito dessas plataformas online. Por sua vez, as redes sociais são ambientes em que as pessoas costumam compartilham informações, interagir, criar novas amizades e relacionamentos e se comunicar da maneira mais facilitada.
Após a criação das diversas redes sociais, muitas empresas observaram uma oportunidade de se aproximar de seus clientes e, com a chegada de inúmeros negócios, as próprias plataformas online passaram a oferecer toda estrutura necessária.
Hoje em dia, se você é uma empresa de pigmentos para plásticos, por exemplo, é possível utilizar diversos recursos dentro das redes sociais para auxiliar suas estratégias de marketing e relacionamento.
Uma das ferramentas mais utilizadas é o Facebook Ads da rede social Facebook. Essa ferramenta se assemelha ao Google Adwords.
Por meio desse recurso, a empresa consegue segmentar e anunciar seus produtos, serviços e a própria empresa e, assim, chegar a mais clientes de uma maneira mais precisa.
Quais são as redes sociais mais utilizadas
Abaixo, veja quais são as redes sociais mais utilizadas pela maioria das empresas de diversos segmentos:
- Facebook;
- Whatsapp;
- Facebook Messenger;
- YouTube;
- Instagram;
- LinkedIn;
- Twitter;
- Pinterest;
- Snapchat;
- Google+.
No entanto, como explicamos no início do post, cada rede social possui uma peculiaridade, e precisa ser analisada e estudada pela empresa para que ela obtenha resultados positivos.
Se você presta serviços de manutenção de elevador, por exemplo, é necessário saber onde há uma maior concentração de pessoas que possuem a necessidade de comprar os serviços, antes de realmente investir em alguma rede social.
É por isso que no próximo tópico nós vamos ver quais as estratégias que o seu negócio pode utilizar para encontrar a rede social mais adequada para o seu tipo de negócio, por isso, continue nos acompanhando!
Como escolher a melhor rede social para o seu
negócio?
Confira abaixo sobre como é possível identificar a melhor oportunidade para sua empresa em relação às redes sociais:
Analise seus concorrentes
Primeiro de tudo, se você acabou de ter conhecimento sobre cada uma das redes sociais, comece verificando se há alguma atividade que se assemelhe a sua em cada uma das plataformas online.
Se você faz manutenção de aquecedor a gás, por exemplo, procure pelas empresas com as mesmas atividades.
Após isso, anote todas as empresas presentes em cada uma das plataformas e verifique também quais são as estratégias mais comuns que elas utilizam para divulgar e se relacionar com o público.
Dessa forma, a sua empresa terá um norte de onde e como começar a apostar nas redes sociais. Até mesmo se não houver concorrentes parecidos com sua atividade, não deixe de observar todas as oportunidades que a determinada rede social oferece para sua empresa.
Pergunte aos seus consumidores
Se o seu negócio já possui uma cartela de clientes definida, esse é o momento perfeito para realizar pesquisas e descobrir se o público também está presente em alguma das redes sociais.
Você pode perguntar quando encontrar algum de seus clientes pessoalmente, ou até mesmo encaminhar um formulário por e-mail, em troca de algo de valor, como um e-book, webinar, entre outros.
Lembre-se de realizar esse questionamento apenas com seus clientes mais confiáveis. Mesmo que pareça ser estranho perguntar aos consumidores, esse é um meio de proporcionar mais um canal de comunicação para que sua empresa esteja sempre disponível para eles.
Dependendo da resposta de cada um dos clientes, use isso para se auxiliar a escolher a melhor rede social para sua empresa!
Monitore suas atividades nas redes sociais
Outra dica para saber se uma rede social é realmente eficaz é realizando pesquisas e ações de monitoramento.
Por sorte, a grande parte redes sociais proporcionam recursos de monitoramento e são muito fáceis de serem realizadas.
É possível medir a eficiência das ações de uma rede social apenas observando o seu índice de curtidas ou compartilhamento, por exemplo.
Em algumas redes sociais também é possível ter uma análise mais fundamentada, com gráficos e todas as ferramentas de monitoramento necessárias.
Se alguma rede social não demonstrar eficiência, tente mudar suas estratégias e ações e, se mesmo assim não alcançar bons resultados, foque apenas nas redes sociais que possuírem mais relevância para a sua empresa.
Utilize softwares especializados em pesquisas
Por fim, você também pode utilizar alguns softwares especializados em pesquisas, para que seja possível monitorar os assuntos de cada uma das redes sociais.
Alguma das ferramentas mais utilizadas são o Survey Monkey, Google Forms e o SurveyGizmo (em inglês), por exemplo.
Utilize essas ferramentas de acordo com a necessidade do seu próprio negócio para estar por dentro de todas as informações relevantes e também para ter um melhor relacionamento com seus potenciais clientes e consumidores.
Agora que você já sabe tudo sobre como utilizar as melhores redes sociais e gerar resultados positivos em seu negócio, o que você está esperando para aplicar essas dicas e obter sucesso? Gostou do post? Conta pra gente!
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.