Muito se tem falado sobre a importância da responsabilidade social nos dias atuais. Afinal, para que uma empresa cresça de maneira sustentável, é fundamental que os valores saiam do papel e sejam aplicados na rotina corporativa de maneira prática e constante.
Por isso, podemos afirmar, com segurança, que toda empresa precisa contar com valores voltados à responsabilidade social para criar uma relação positiva com o seu ecossistema. Isso vale para clientes, fornecedores, parceiros, entre outros.
No entanto, a grande maioria dos negócios acaba não criando políticas voltadas às questões sociais e ambientais, o que pode comprometer a imagem da marca no mercado. Mas, afinal, quais são os exemplos práticos de responsabilidade social?
Pensando nisso, preparamos uma lista com 4 exemplos de responsabilidade social para que você, empreendedor, possa adotar em seu negócio. Neste post, você verá que nunca foi tão simples contribuir com o seu ecossistema. Boa leitura!
1. Redução dos impactos ambientais
A grande parte das empresas adotam práticas sustentáveis para minimizar os impactos ambientais. Além disso, é comum observar uma série de políticas implementadas na produção das marcas, a fim de reduzir o desperdício e o consumo de matéria-prima.
Um bom exemplo disso é a Amanco, uma empresa conhecida pela fabricação de tubos, filtro plissado e conexões, que vem optando por matérias-primas menos poluentes. A marca parou de utilizar solvente à base de tolueno para reduzir os poluentes durante a produção.
2. Educação financeira
Que o Brasil conta com uma população endividada não é uma novidade, certo? Mas isso só acontece pois a educação do país não oferece suporte ou meios assertivos para que as pessoas aprendam sobre gestão financeira.
A boa notícia é que as empresas podem implementar ações voltadas à educação financeira para contribuir com a sociedade. Isso pode ser feito por meio de cursos, seminários e workshops, e o melhor: tudo online. Vale para qualquer nicho, como sistema de alarme de incêndio.
O Bradesco, por exemplo, resolveu levar educação financeira para a população carente. Além disso, a instituição também atua em ações de sustentabilidade socioambiental em parceria com a Fundação Amazônia Sustentável.
3. Crie líderes ambientais
Que tal estimular a consciência ambiental dentro da empresa? É justamente isso que o HSBC começou a fazer! Em busca de líderes ambientais, a instituição criou, há 3 anos, um programa para incentivar os funcionários chamado Climate Parthership.
Em resumo, trata-se de uma iniciativa que visa desenvolver colaboradores para que tenham interesse no assunto. Essa, inclusive, é uma forma bem interessante e prática de adotar a responsabilidade social. Isso vale para qualquer nicho, como motor elétrico usado.
4. Ações de voluntariado
Por último, e não menos importante, que tal estimular a equipe a realizar ações de voluntariado? Uma boa ação é realizar visitas em casas de acolhimento de crianças e idosos. Apenas uma simples visita pode mudar a vida de alguém.
De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em apenas 5 anos, o número de idosos aumentou em 18%. E quanto às crianças e adolescentes, só aqui no Brasil, são mais de 45 mil vivendo em abrigos.
Portanto, estimule a consciência de seus funcionários e separe um dia de trabalho para que todos possam realizar ações solidárias.
Gostou do nosso post sobre 4 exemplos de responsabilidade social para aplicar em seu negócio? Então, compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!