Uma empresa com estratégias de crescimento elaboradas precisa ser incentivada por um bom investimento e uma equipe eficiente. Sem isso, você pode acabar gerando instabilidade e ações não lucrativas.
Gerar os melhores resultados e aumentar o índice de lucro liquido são desejos que todo empreendedor quer alcançar no seu ramo de atuação, certo?
O problema, é que em muitos casos, o crescimento está atrelado a novas possibilidades de investimento e, com as crises econômicas que o país vem sofrendo, muitos empreendedores sentem dificuldade em gerar crescimento a empresa.
Se esse for o seu caso, não se preocupe. Existem algumas opções mais baratas e ao seu alcance para fazer com que a empresa alcance o crescimento desejado. Acompanhe!
4 dicas para fazer o seu negócio crescer
Imagine as vendas indo bem, os clientes fidelizados e as contas todas no positivo? Certamente, isso deve ser o motivo de orgulho de muitos gestores. Por isso, é importante seguir algumas dicas simples e eficientes para impulsionar o crescimento do seu negócio!
1. Invista em ações de marketing
Nem precisamos dizer que a propaganda sempre foi a alma do negócio, não é? Mas diferente do marketing tradicional, realizado a alguns anos atrás, utilizar a mídia para fazer campanhas não é mais um processo vantajoso e eficiente.
Isso porque, as mídias digitais, a tecnologia e o smartphone, transforma o marketing empresarial em um meio muito mais fácil e lucrativo.
Atualmente, a cada dia, as empresas – independente de porte ou segmento – podem expandir o seu negócio e competir com altos cases do mercado, se investirem em ações de marketing assertivas.
O Marketing Digital, por exemplo, permite que as campanhas sejam mais eficientes com um custo muito menor, atraindo novos clientes, melhores oportunidades de negócios e gerando visibilidade no segmento em que a marca atua.
2. Procure parcerias
Como fazer a corporação crescer sem bons parceiros de negócio? Olha, a tarefa pode até ser possível, mas certamente a organização enfrentará muitos obstáculos nesse caminho.
Nem mesmo as maiores empresas do mundo conseguiram alcançar o sucesso seguindo carreira solo, viu? Portanto, buscar parcerias no mercado pode ser uma ótima opção de crescimento.
Independente se você trabalha com lençol de borracha e seu colega com construção civil. Afinal, quanto maior a rede de parceiros do seu negócio, maior a sua chance de alcançar resultados positivos, ser referência na área e criar um leque de oportunidades.
Contar com outros parceiros pode suprir um campo enorme de necessidades. Inclusive, você pode alinhar as suas dores com uma empresa que presta serviços similares aos seus, ou com empreendimentos que podem melhorar as soluções que você oferece.
Buscar uma parceria empresarial faz com que sua marca seja conhecida e, consequentemente, passe a explorar novos mercados.
Ou seja, conquistar novos clientes e nichos de mercado. Além disso, vale ressaltar a importância do networking nesse processo, que aumenta em exponencial as chances de tornar a sua marca uma autoridade no mercado.
Por exemplo: você trabalha com instalação câmera de segurança. Quando seu parceiro ouvir de um colega que precisa aumentar a segurança em casa, certamente é na sua empresa que ele irá pensar.
3. Valorize os colaboradores
Não dá para fazer uma empresa crescer sozinho, não é mesmo? Você não é o único que busca alcançar resultados para o negócio. Seus colaboradores também se esforçam muito para que esse objetivo seja alcançado.
Por isso, é fundamental que eles se sintam parte da empresa e lutem pelo mesmo objetivo. A melhor forma de alcançar os resultados esperados é mostrar aos seus colaboradores que eles são essenciais para o bom funcionamento da empresa.
Com isso, você pode contar com algumas ferramentas para engajar o time como um todo. Veja!
- Crie campanhas de bonificação;
- Dê comissões;
- Estipule um projeto de metas;
- Desenvolva um ambiente seguro e agradável;
- Faça reuniões periódicas para ouvi-los;
- Proporcione benefícios para garantir a saúde e estabilidade;
- Ofereça produtos em datas comemorativas (célula de carga cartões, entre outros)
Além disso, coloque na sua mente, de uma vez por todas, que há um abismo imenso entre ser chefe e ser um líder.
Enquanto o chefe pensa apenas em estabelecer normas e cobrar resultados, um líder pratica constantemente a empatia, se colocando sempre no lugar do funcionário.
4. Foque na fidelização dos clientes
Antes de pensar em expandir a empresa e conquistar novos clientes, é preciso cuidar daqueles que você já tem. Fidelizar um cliente envolve um conjunto de desafios, mas vale a pena no final.
Por isso, desenvolva programas de fidelidade e outras ações que incentive o cliente a continuar comprando com você.
Ofereça promoções e ofertas imperdíveis inusitadas para fazer com que eles comprem novamente. Invista na qualidade do seu relacionamento e mostre que eles são importantes mesmo após o fechamento do negócio.
Afinal, clientes fidelizados tendem a indicar a outros consumidores, como também aumentam o número de compras, já que confiam 100% em você.
Aposte no sucesso!
Como você pode perceber ao longo do post, o caminho para seguir em um mercado tão competitivo e um momento econômico tão delicado, depende da sua capacidade em ampliar os seus objetivos relacionados ao futuro do seu empreendimento.
Investir em marketing, fidelizar clientes, valorizar os seus funcionários e contar com bons parceiros empresariais, são apenas algumas estratégias que você deve implementar no seu negócio.
Viu quantas maneiras simples você pode utilizar sem gastar muito? Coloque as estratégias em prática e conta pra gente como foi essa experiência!
Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.